INTRODUÇÃO:
A pneumonia lipoídica é uma condição rara associada a microbroncoaspirações de materiais de formulação lipídica. As principais síndromes de aspiração pulmonar são frequentemente subdiagnosticadas devido ao mimetismo com causas infecciosas e a falha na história clínica quanto ao uso de certas drogas.
OBJETIVO:
Revisar a literatura acerca dos principais achados na história clínica e de exames de imagem que interrogam a hipótese diagnóstica de pneumonia lipoídica exógena (ELP).
MÉTODO:
O estudo se trata de uma revisão de literatura. Foi realizada uma busca nas seguintes bases de dados: LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde); Scielo (Scientific Eletronic Library Oline) e Pubmed. Utilizaram-se os descritores: “Pneumonia Lipoídica Exógena”, “Lavado Broncoalveolar”, “Granulomatose Lipídica”, “Pneumonia Lipoide”. Os artigos selecionados atenderam aos seguintes critérios de inclusão: pesquisas disponíveis eletronicamente nas bases de dados selecionadas, publicados em português e/ou inglês entre 2007 e 2019, e estudos cujo participantes eram adultos. Os critérios de exclusão foram estudos com temática não relevante à questão norteadora.
RESULTADOS:
A ELP está associada a fatores de risco como extremos de idade, alterações anatômicas ou neuromusculares estruturais da faringe e esôfago, distúrbios psiquiátricos, exposição ocupacional ou regular (laxantes à base de óleo). Os sintomas e as alterações na radiografia de tórax são inespecíficos. A literatura evidencia a tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) como fundamental ao diagnóstico. Assim, os achados mais comuns na TCAR são: opacidades de vidro fosco ou consolidativas, bilaterais e segmentares ou lobares predominando em lobos médio e inferior; padrão de pavimentação em moisaico com predomínio basilar; distorção arquitetônica. No tocante aos específicos: consolidações pulmonares com atenuação de gordura (densidade negativa), entre -150UH e -30UH e presença de parafinoma.
CONCLUSÃO:
O diagnóstico de ELP é sempre difícil, gerando atraso terapêutico. Em pacientes com história de alterações neurológicas e/ou distúrbios de deglutição sob uso de drogas à base de óleo mineral, procede-se a TCAR e na dúvida diagnóstica, investigar através de biópsia transbrônquica ou a céu aberto.
Palavras-chave:
Pneumonia lipoide exógena. Lavado broncoalveolar. Granulomatose lipídica. Pneumonia lipoide.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica