- Autor
- Letícia Odete Guedes de Andrade Carvalho
- Co-autores
- Lívia Menezes Escorel , Maria Eduarda Medeiros Lombardi , Lorenna Gouveia Lopes , Rodrigo Niskier Ferreira Barbosa
- Resumo
-
Proteína Precursora De Amiloide: Um Combate Às Infecções Cerebrais Ou Uma Manifestação Precoce Do Alzheimer?
Introdução: A progressão do Alzheimer se dá através de hábitos de vida – dieta, atividades cognitivas estimulantes –, mas, principalmente, pelo histórico familiar e o gene associado. A proteína precursora de amiloide (PPA), está associada ao sistema imunológico e à fisiopatologia proteica neurodegenerativa.
Objetivo: Descrever a incidência do gene PPA relacionada à proteção de infecções e à manifestação precoce do Alzheimer.
Método: Revisão de literatura que utilizou como base de dados a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e a National Institutes of Health (NIH), atrelada ao PubMed. As palavras-chave utilizadas foram “Alzheimer”, “Genetic”, “Risk”, “Neurology” e suas correspondentes em português, combinadas com o operador booleano “AND”. Foram incluídos artigos originais, metanálises e revisões bibliográficas publicadas nos anos de dois mil e quatorze a dois mil e vinte e um, em inglês e que estivessem disponíveis na íntegra de forma gratuita. Foram excluídos artigos de opinião e resenhas.
Resultados: Foram encontrados 136 estudos que cumpriram aos critérios metodológicos. Evidenciou-se que mutações genéticas raras da PPA estão relacionadas ao sistema imunológico humano, tendo efeito benéfico com a formação de placas de amiloide no combate às infecções cerebrais potencialmente letais. Porém, embora existam hábitos de vida que pioram o prognóstico e, apesar da mudança do estilo de vida ter ajudado pacientes na progressão do Alzheimer; a análise da proteína PPA demonstrou que a junção amiloide mostrou-se prejudicial, devido à correlação à manifestação precoce (< 65 anos) da doença. As mutações genéticas relacionadas à precocidade do diagnóstico foram a presenilina-1 (PSEN1) e a presenilina-2 (PSEN2).
Conclusão: Os resultados demonstraram que há a correlação da proteína precursora de amiloide na imunidade a infecções cerebrais letais e na manifestação precoce do Alzheimer. Embora resultados serem sugestivos, o aprofundamento do tema deve ser realizado, para evidenciar a concreta etiologia.
- Palavras-chave
- Alzheimer, Genetic, Risk, Neurology
- Modalidade
- Pôster
- Área Temática
- Revisão de literatura