INTRODUÇÃO:
O bairro Cabana, em Belo Horizonte / MG, é majoritariamente considerado como índice de vulnerabilidade média, com sua área dividida em 6 equipes. No segundo semestre de 2019, estudantes de medicina avaliaram por meio de questionário semi-estruturado a percepção dos usuários sobre o serviço prestado.
OBJETIVO:
Identificar o perfil dos usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) e avaliar a percepção desses indivíduos em relação aos serviços oferecidos. Ademais, apresentar os resultados para os funcionários da unidade, com o objetivo de promover melhorias na assistência.
MÉTODO:
Foi aplicado questionário com 9 perguntas. As perguntas levantavam a identificação (nome, idade e equipe da área de abrangência) e o perfil do uso do serviço da UBS: qual o serviço mais utilizado pelo usuário, qual a faixa etária das pessoas da casa que mais frequentam a UBS (adultos, idosos, crianças), qual a frequência de uso (diariamente, semanalmente, mensalmente, semestralmente, anualmente) e a razão dessa regularidade. E por fim, perguntas referentes à avaliação do serviço, utilizando uma escala de Likert (ruim, regular, médio, bom, excelente) e quais as sugestões para a melhoria desse serviço. Após a aplicação dos questionários os resultados obtidos foram analisados quantitativamente.
RESULTADOS:
A amostra foi composta de 71 respostas. Após análise evidenciou-se prevalência de indivíduos acima de 48 anos, em detrimento daqueles mais jovens. Observa-se predomínio dos usuários pertencentes à área da equipe 3 (33,8%). Os adultos (50,6%) são apontados como os que mais usam os serviços da UBS, seguidos pelos idosos (31%). Os serviços mais usados são os de consulta médica e de farmácia. Em relação à frequência, 40,8% afirmaram usar o posto mensalmente, e outros 26,8%, semestralmente. Quanto à percepção, 73,3% dos participantes avaliam o posto como excelente/bom, enquanto 25,4% como mediano ou regular. As sugestões mais frequentes foram: 30% melhoria na infraestrutura e maior disponibilidade de recursos, seguida de 20% melhoria na organização.
CONCLUSÃO:
A amostra evidenciou o perfil de usuários que mais frequentam o posto, os serviços mais requisitados e a percepção da população na construção da assistência à saúde. Tais informações, que foram repassadas para as equipes, são essenciais no planejamento para melhoria do atendimento da população.
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