Análise da percepção dos usuários sobre o acesso e a qualidade em uma unidade básica de saúde

  • Autor
  • Isabella Silva Rezende
  • Co-autores
  • Hannya Braga Pinto Coelho , Helena Alvarenga Souza Aguiar, , Júlia Cássia Ribeiro Garbocci , Augusto Rangel Mattos Jardim
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO:

    O bairro Cabana, em Belo Horizonte / MG, é majoritariamente considerado como índice de vulnerabilidade média, com sua área dividida em 6 equipes. No segundo semestre de 2019, estudantes de medicina avaliaram por meio de questionário semi-estruturado a percepção dos usuários sobre o serviço prestado.

    OBJETIVO:

    Identificar o perfil dos usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) e avaliar a percepção desses indivíduos em relação aos serviços oferecidos. Ademais, apresentar os resultados para os funcionários da unidade, com o objetivo de promover melhorias na assistência.

    MÉTODO:

    Foi aplicado questionário com 9 perguntas. As perguntas levantavam a identificação (nome, idade e equipe da área de abrangência) e o perfil do uso do serviço da UBS: qual o serviço mais utilizado pelo usuário, qual a faixa etária das pessoas da casa que mais frequentam a UBS (adultos, idosos, crianças), qual a frequência de uso (diariamente, semanalmente, mensalmente, semestralmente, anualmente) e a razão dessa regularidade. E por fim, perguntas referentes à avaliação do serviço, utilizando uma escala de Likert (ruim, regular, médio, bom, excelente) e quais as sugestões para a melhoria desse serviço. Após a aplicação dos questionários os resultados obtidos foram analisados quantitativamente.

    RESULTADOS:

    A amostra foi composta de 71 respostas. Após análise evidenciou-se prevalência de indivíduos acima de 48 anos, em detrimento daqueles mais jovens. Observa-se predomínio dos usuários pertencentes à área da equipe 3 (33,8%). Os adultos (50,6%) são apontados como os que mais usam os serviços da UBS, seguidos pelos idosos (31%). Os serviços mais usados são os de consulta médica e de farmácia. Em relação à frequência, 40,8% afirmaram usar o posto mensalmente, e outros 26,8%, semestralmente. Quanto à percepção, 73,3% dos participantes avaliam o posto como excelente/bom, enquanto 25,4% como mediano ou regular. As sugestões mais frequentes foram: 30% melhoria na infraestrutura e maior disponibilidade de recursos, seguida de 20% melhoria na organização.

    CONCLUSÃO:

    A amostra evidenciou o perfil de usuários que mais frequentam o posto, os serviços mais requisitados e a percepção da população na construção da assistência à saúde. Tais informações, que foram repassadas para as equipes, são essenciais no planejamento para melhoria do atendimento da população.

  • Palavras-chave
  • Centros de Saúde, Garantia da qualidade dos cuidados de saúde, Sistema Único de Saúde. Acesso aos Serviços de Saúde, Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Relato de caso ou de experiência
Voltar Download
  • Relato de caso ou de experiência
  • Estudo original
  • Revisão de literatura
  • Estudo original
  • Revisão de literatura
  • Estudo epidemiológico
  • Relato de caso
  • Relato de experiência
  • Avaliação pré clínica
  • Avaliação clínica

Comissão Organizadora

Comissão CIS

Comissão Científica