INTRODUÇÃO:
A fibromialgia é uma doença idiopática que causa, dentre outros sintomas, dor generalizada, além de cursar com fadiga e sono não reparador. Em relação ao manejo da dor crônica nessa patologia, diversos fármacos são estudados, dentre eles a cannabis, podendo ser uma alternativa de tratamento.
OBJETIVO:
Analisar a eficácia, segurança e efeitos colaterais da utilização da cannabis como tratamento da fibromialgia, com enfoque no manejo sintomatológico da dor disseminada, característico dessa afecção.
MÉTODO:
Esta revisão integrativa foi realizada a partir da base de dados Pubmed. Foram usados os descritores DeCS: Cannabis, fibromyalgia e treatment. A pesquisa contemplou 51 artigos, mas após a aplicação dos critérios de inclusão: últimos 5 anos, ensaios clínicos randomizados, meta-análise, revisões sistemáticas, idioma português ou inglês, restaram 7 trabalhos. Foram excluídos aqueles que não atenderam aos critérios supracitados.
RESULTADOS:
Os compostos tradicionais no manejo da dor na fibromialgia não são eficazes para todos os pacientes, diante disso, os canabinoides, em especial o THC, emergem como opção de tratamento, na medida em que apresentam potencial para diminuição da dor crônica. Estudos indicam que aqueles tratados com o THC, seja natural ou sintético, relatam mais alívio da dor e melhora no questionário de impacto da fibromialgia, em detrimento ao placebo. Apesar disso, as evidências encontradas de efeitos adversos são escassas para determinar sua segurança. Efeitos colaterais como sonolência, tosse, boca seca, ou até distúrbios psiquiátricos são relatados, necessitando mais pesquisas para análise das consequências à longo prazo e se os benefícios superam os possíveis malefícios.
CONCLUSÃO:
Portanto, a cannabis precisa ser melhor estudada para correta avaliação da sua eficácia, segurança e efeitos colaterais, principalmente à longo prazo, para verificação de seus benefícios. Mais pesquisas devem ser feitas para análise da ação da cannabis no tratamento da dor crônica nessa doença.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica