Tuberculose E Os Desafios Da Sua Erradicação No Brasil
INTRODUÇÃO:A Tuberculose (TB) é um desafio para a saúde no Brasil, que registrou 72.788 casos novos em 2018. Apesar do tratamento ofertado pelo SUS ter eficácia de até 95%, a TB ainda possui alta incidência no país devido, principalmente, à falta de adesão ao tratamento e ao uso irregular dos medicamentos.
OBJETIVO:
Identificar as concepções relevantes de tratamento da tuberculose e os principais desafios para a erradicação desta enfermidade no Brasil.
MÉTODO:
Trata-se de uma revisão bibliográfica em que foram utilizadas as bases de dados online LILACS e SciELO, utilizando-se os descritores em saúde (DesC): Pneumologia Sanitária, TB, Tuberculose. O critério de exclusão foi a não abordagem completa do tema e a publicação anterior a 2016.
RESULTADOS:
Foram selecionados 10 artigos para elaboração deste trabalho, incluídos pelo título e/ou por terem sido publicados nos últimos 5 anos. De acordo com a análise dos artigos, foi possível perceber que o esquema de tratamento antituberculose tem elevada eficácia, mas não possui tanta efetividade. Isso porque, há uma baixa adesão ao tratamento, que, consequentemente, leva à falência terapêutica, seleção de cepas resistentes e recidiva da doença. Desse modo, a Organização Mundial de Saúde aprovou a End TB Strategy (Estratégia para acabar com a Tuberculose), que traz propostas para o enfrentamento da doença, garantindo que todas as pessoas tenham acesso ao diagnóstico, ao tratamento e à prevenção.
CONCLUSÃO:
Dessa forma, percebe-se que ainda existem entraves na erradicação da tuberculose, apesar da eficácia do tratamento. Assim, é importante que medidas como a End TB Strategy sejam tomadas, a fim de garantir a redução da transmissão da doença e maior efetividade do tratamento.
Palavras-chave:
Pneumologia Sanitária. TB. Tuberculose.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica