INTRODUÇÃO: Apesar de não haver diferenças clínicas significativas entre medicamentos biossimilares e medicamentos de referência comprovadas por testes rigorosos, o uso de biossimilares em detrimento dos medicamentos originais pode provocar eventos adversos relacionados ao efeito nocebo em pacientes.
OBJETIVO: O presente trabalho tem como objetivo identificar qual a relação entre o uso de medicamentos biossimilares em detrimento dos medicamentos de referência e a ocorrência de efeito nocebo em pacientes.
MÉTODO: Trata-se de um estudo de revisão integrativa de literatura. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica no mês de maio de 2021 na base eletrônica de dados PubMed. Foram utilizados os descritores “biosimilar pharmaceuticals” e “nocebo effect” juntos ao operador booleano AND. Houve subsequente aplicação do filtro “texto completo”. Foram encontrados 24 artigos. Após breve leitura dos títulos e resumos, foram selecionados dois artigos para este trabalho sobre estudos feitos com pacientes com troca de medicamentos de referência por medicamentos biossimilares.
RESULTADOS: Um estudo feito com 125 pacientes com troca de infliximabe original para biossimilar demonstrou que 16 pacientes (12,8%) foram designados como pacientes nocebo. Desses, 13 pacientes interromperam a terapia biossimilar após um número médio de três a quatro infusões. Esses pacientes alegaram uma sensação de efeito menor do medicamento, calafrios durante as infusões e formigamento nos membros. Em um outro estudo feito com 192 pacientes, também com troca de infliximabe original para biossimilar, 44 pacientes (23%) descontinuaram o tratamento relatando perda percebida da eficácia e eventos adversos, embora nenhuma mudança na segurança, eficácia ou imunogenicidade tenha sido observada.
CONCLUSÃO: A utilização de biossimilares em detrimento de medicamentos de referência pode desencadear reações adversas consideráveis causadas pelo efeito nocebo, incluindo a descontinuação do tratamento. Uma comunicação efetiva entre médico e paciente pode evitar essas consequências indesejáveis.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica