INTRODUÇÃO:
A pancreatite crônica é uma inflamação progressiva do pâncreas que provoca alterações permanentes na forma e funcionamento do pâncreas. O acúmulo de evidências definiu a pancreatite crônica preexistente de longa data como um forte fator de risco para câncer (CA) pancreático.
OBJETIVO:
Este estudo tem como objetivo revisar a literatura sistematicamente, apresentando as principais evidências científicas acerca do possível aumento do risco de desenvolvimento de câncer de pâncreas devido à pancreatite crônica.
MÉTODO:
Esta é uma revisão sistemática da literatura, baseada no método prisma com síntese de evidências científicas, fundamentada na pergunta norteadora "pancreatite crônica pode elevar o risco de desenvolvimento de câncer de pâncreas?”. A seleção dos artigos para revisão foi realizada no Medline, Embase, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Web of Science e Scielo, usando os seguintes descritores: câncer, tumor, neoplasia, risco, pancreatite crônica, associação e desenvolvimento, sendo selecionados os artigos publicados de 1980-2021, disponíveis em inglês, espanhol ou português. Cada artigo e suas respectivas referências foram obtidos na íntegra e analisados.
RESULTADOS:
A associação entre a pancreatite crônica e o CA pancreático não foi plenamente definida, porém, estudos relacionam a inflamação crônica como a força motriz por trás da carcinogênese, assim como o aumento de danos ao DNA e o desenvolvimento de Neoplasias Intraepiteliais Pancreáticas. Ao longo de um período de 20 anos, o CA pancreático se desenvolve em cerca de 5% dos pacientes com pancreatite crônica. Ao analisar a relação entre a pancreatite e o CA pancreático, nota-se que a idade média de início da pancreatite crônica é por volta dos 40 anos, enquanto o de CA pancreático é por volta dos 60, definindo o período de latência entre os diagnósticos. Ademais, pacientes com pancreatite crônica formam um grupo de indivíduos com alto risco de CA de pâncreas, elevando o risco entre 13 e 45 vezes.
CONCLUSÃO:
A pancreatite crônica possui uma certa relação com o risco aumentado de desenvolvimento de CA de pâncreas nos mesmos indivíduos, Desse modo, estudos indicam que o acompanhamento de quadros de pancreatite crônica é fundamental para o diagnostico precoce desse tipo de câncer.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica