INTRODUÇÃO:O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se como um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação e socialização. A forma mais eficaz de tratamento é por meio da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), que pode utilizar a arteterapia, permitindo a expressão através da arte.OBJETIVO: O objetivo desse trabalho foi apresentar a arteterapia como forma de tratamento integrativo-complementar para o transtorno do espectro autista.MÉTODO: O presente estudo é caracterizado como uma revisão de literatura. A coleta de dados foi realizada a partir das plataformas Scholar Google e Pubmed, selecionando 4 artigos em língua portuguesa e 3 artigos em língua inglesa, compreendidos entre os anos de 2016 a 2020. Foram utilizados os seguintes descritores em ciências da saúde (DeCS) para a pesquisa: Art Therapy; Autism Spectrum Disorder; Therapy. RESULTADOS: A quantidade de pessoas com TEA está cada vez maior, apesar do Brasil não possuir números demonstrativos efetivos, os EUA possuem a proporção de 1:59. O diagnóstico é clínico e deve ser realizado precocemente. O tratamento se baseia em estratégias terapêuticas que preocupem com o ganho de habilidades, aprendizagem, expressividade e imersão social desses indivíduos. Assim, a arteterapia pode contribuir com que a criança ou adolescente compartilhe suas experiências por meio da arte, sem a preocupação de apreço estético. Essa forma terapêutica integrativo-complementar pode auxiliar o autista no desenvolvimento de habilidades como: concentração; coordenação motora fina; melhora da autoestima; diminuição dos níveis de ansiedade. Além disso, facilita a manifestação de sentimentos íntimos. CONCLUSÃO: Apesar dos poucos trabalhos encontrados, observou-se que a arteterapia contribui para a melhora do quadro de saúde de pessoas com TEA, além de se configurar como agente transformador no processo de humanização do atendimento em saúde.Palavras-chave:Transtorno do Espectro Autista. Terapia pela Arte. Terapias Complementares. Saúde Mental.
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