A Espiritualidade Como Suporte da Medicina no Tratamento e na Cura de Doenças
INTRODUÇÃO:
A espiritualidade é um sistema de crenças que envolve elementos intangíveis, transmitindo vitalidade e significado a eventos adversos da vida. Essa crença ligada à medicina provê estímulo para esperança e autocuidado no tratamento e cura de doenças, ressignificando o conceito de saúde.
OBJETIVO:
Avaliar a interação da espiritualidade com o tratamento e cura de doenças, além da sua importância no andamento da reabilitação de pessoas acometidas por alguma enfermidade.
MÉTODO:
Trata-se de uma revisão bibliográfica. Os artigos foram selecionados dos bancos de dados da Pubmed, Lilacs, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e SCIELO. A busca foi realizada no mês de maio de 2021, com os seguintes descritores e suas combinações em língua portuguesa: Medicina; Fé; Tratamento; Cura; Espiritualidade. Foram considerados estudos publicados no período compreendido entre 2016 e 2021. O critério de inclusão foi a abordagem completa e específica do tema, sendo excluídos aqueles estudos que não enquadraram no período de publicação ou fugiam da temática abordada.
RESULTADOS:
De acordo com os 8 artigos selecionados e analisados, pode-se observar que a espiritualidade faz parte da vida de uma quantidade relativa de pessoas. Além disso, é notado que essa maneira sobrenatural de enxergar a vida é um potente aliado da medicina, onde o paciente deixa de ser submisso à clínica e passa atuar junto com o médico, buscando energia, explicações e forças além do leito hospitalar; fazendo com que haja aja uma melhor expectativa no tratamento, na reabilitação, e, consequentemente, na cura. Ademais, a espiritualidade pode justificar fatos naturais não controláveis, como a morte ou algumas doenças. Assim, a medicina, que é tida como ciência fragmentada e técnica, abre espaço para o cuidado holístico, onde as doutrinas espirituais contribuem positivamente no tratamento clínico.
CONCLUSÃO:
Dessa forma, percebe-se que a espiritualidade associada a medicina, no tratamento de doenças, o paciente é verdadeiramente enxergado de forma holística, onde ele consegue aderir e reagir melhor ao tratamento; atingindo, assim, a cura, superando obstáculos e desafiando a ciência.
Palavras-chave:
Medicina. Fé. Tratamento. Cura. Espiritualidade.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica