INTRODUÇÃO:
A Síndrome Metabólica abrange alterações no metabolismo glicídico, na obesidade, na hipertensão e na dislipidemia. A prática da atividade física e a perda ponderal são as melhores formas de prevenção primária e tratamento não medicamentoso.
OBJETIVO: (máximo de 300 caracteres com espaço)
Conceituar a Síndrome Metabólica (SM) foi um dos objetivos deste trabalho, bem como a descrição dos principias pontos acerca do tratamento não farmacológico dessa síndrome e sua direta relação com a qualidade de vida dos pacientes.
MÉTODO: (máximo de 700 caracteres com espaço)
Foi realizado um estudo de caráter descritivo, quantitativo e qualitativo acerca da conceituação sobre a Síndrome Metabólica, bem como os principais métodos de tratamento não farmacológico que fundamentam a intervenção da síndrome. Para a análise, foi feita uma revisão de literatura, em que foram analisados livros dentro das matérias de Endocrinologia e Nutrologia, em suas últimas edições, bem como a diretriz brasileira de diagnóstico e tratamento da SM publicada em 2004, além de artigos da base de dados scielo e google acadêmico.
RESULTADOS: (máximo de 800 caracteres com espaço)
A revisão de literatura mostrou que a definição da síndrome tem sido dificultada pela ausência de consenso na sua definição e dos seus componentes, podendo apresentar classificações da Organização Mundial da Saúde ou da National Cholesterol Education Program’s Adult Treatment Panel III. No entanto é consensual que a SM é um transtorno complexo representado por um conjunto de fatores de riscos cardiovasculares e para a Diabetes Melitus. Em todos os livros, diretrizes e artigos utilizados é unânime que a prática do exercício físico, mudança no estilo de vida, redução de peso com dietas hipocalóricas, ou com redução de carboidratos são essenciais, dada as comprovadas melhorias que esses aspectos têm frente à SM, principalmente no que tange a redução dos fatores de riscos citados.
CONCLUSÃO: (máximo de 300 caracteres com espaço)
Dessa forma, não existe um consenso sobre a definição de SM, mas está concretizado que as medidas não medicamentosas citadas são imprescindíveis para a sua prevenção e seu possível tratamento.
Palavras-chave:
Síndrome Metabólica. Prevenção Primária.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica