INTRODUÇÃO:
O tumor de Wilms (TW) é a neoplasia renal pediátrica mais comum, responsável por quase 90% dos casos, sendo a maioria diagnosticada antes dos 5 anos. Além disso, ele pode estar associado com algumas alterações congênitas, como aniridia, trissomia do 18, malformações geniturinárias, entre outros.
OBJETIVO:
Esse estudo tem como objetivo avaliar as evidências disponíveis na literatura sobre as características clínicas e cirúrgicas do Tumor de Wilms e suas opções terapêuticas na cura do paciente.
MÉTODO:
Esta revisão integrativa foi realizada por busca online das produções científicas nacionais e internacionais utilizando a base de dados PUBMED. Definidos como critérios de seleção: publicações realizadas nos anos 2021-2021 que se adequassem à temática e os descritores “Wilms tumor”, “Nephroblastoma”. A busca inicial resultou em 9 artigos totais, e 6 foram selecionados. Dentre os escolhidos tem-se: estudos prospectivos, ensaio clínico, metanálises e revisões de literatura.
RESULTADOS:
O tumor de Wilms corresponde a 90% dos tumores renais pediátricos e têm se notado melhora significativa do prognóstico dos pacientes acometidos nas últimas décadas. Tal melhoria se dá por consequência das técnicas minimamente invasivas para nefrectomia, diminuindo a morbidade do tratamento, dor pós operatória e tempo de internação. Quanto à sua patogênese, há uma relação inversa entre ingestão de ácido fólico e outros suplementos vitamínicos na gravidez com o risco de desenvolver Tumor de Wilms. A genética subjacente à síndrome também é um fator a ser considerado, por isso, a necessidade do rastreio com ultrassonografia para diagnóstico precoce. Até o momento, nenhum medicamento para o tratamento pediátrico de tumores sólidos demonstrou utilidade clínica.
CONCLUSÃO:
Assim, nota-se a importância da suplementação vitamínica e de ácido fólico na gestação, que diminui os riscos de desenvolvimento da afecção. Ademais, um avanço significativo da técnica cirúrgica além de tratamentos conservadores atualizados, possibilitou a melhoria do prognóstico dessa doença.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica