INTRODUÇÃO
O ensino-treinamento cirúrgico na graduação é limitado por fatores: Conflitos ético-morais pelo uso de modelos in vivo; altos custos do material cirúrgico; ausência de programas de treinamento cirúrgico continuado e de qualidade focalizados no desenvolvimento de habilidades no graduando de medicina.
OBJETIVO:
Descrever um modelo de baixo custo, construído com materiais simples e peças biológicas, aplicado no ensino e treinamento de acesso venoso central (AVeC) pela veia jugular interna (VJI) a estudantes de medicina.
MÉTODO:
Estudo prospectivo, analítico e experimental, em andamento. Aplicado ao treinamento de AVeC dos alunos do curso de medicina da UFPE semestre 2019.1. Construção:
Fazer incisão de 2cm em corte retangular de contrafilé suíno, divulsionar até lado contralateral;
Inserir 2 garrotes calibre 204 no orifício;
Acoplar equipos de soro e seringas de 70ML às extremidades distais e proximal dos garrotes, respectivamente;
Fazer outro orifício abaixo do 1º;
Inserir balão canudo no 2º orifício e inflá-lo;
Na superfície, fixar osso do contrafilé e esponja de prato cortada em Y invertido simulando triângulo de Sedillot;
Conectar bolsa de soro com corante de tom distinto em cada equipo;
Fixar com plástico filme;
RESULTADOS:
O modelo fornece os elementos anatômicos necessários para reproduzir as camadas de tecidos, a sensação palpatória e as principais complicações da AVeC VJI como pneumotórax e punção da artéria carótida comum.
CONCLUSÃO:
O modelo descrito mostra-se como uma ferramenta viável, simples e barata, cujo uso e benefício são aplicados ao ensino de estudantes de medicina facilitando o desenvolvimento de aptidões na execução de via endovenosa central.
Palavras-chave:
Modelos animais. Infusões Intravenosas. Simulação. Educação Pré-médica. Aptidão.
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