INTRODUÇÃO:
No contexto da pandemia atual, é importante a atuação de todos os profissionais de saúde no combate ao novo Coronavírus. Enquanto alguns profissionais atuam na linha de frente em hospitais, outros estão combatendo a pandemia na atenção primária à saúde (APS).
OBJETIVO:
Desenvolver uma revisão de literatura, baseada na perspectiva do cenário atual da pandemia de COVID-19 no Brasil e suas interfaces com a APS, através da utilização da pesquisa bibliográfica como método de investigação e reunião de informações.
MÉTODO:
Foi realizada uma revisão integrativa de literatura de artigos completos disponíveis na base de dados Google Acadêmico, utilizando os descritores " Atenção Primária à Saúde” e “ COVID-19”, publicados no período de 2020 e 2021. Após a leitura analítica, apenas 3 atenderam aos critérios de inclusão e compuseram a amostra final deste estudo. Foi realizada uma análise descritiva, a qual permitiu resumir e avaliar os dados oriundos dos estudos selecionados.
RESULTADOS:
No Brasil, a APS é a porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS) oferecendo atendimento resolutivo com integralidade, universalidade e equidade, sendo importante para identificação e gestão precoce de casos potenciais o mais rápido possível, diminuição da transmissão, manutenção dos serviços essenciais de saúde e referenciação do paciente para outros níveis de atenção. Além disso, os profissionais nela envolvidos atuam na diferenciação primária de sintomas respiratórios da COVID-19 dos demais sintomas e na estratificação de risco do paciente. Nesse sentido, a APS oferece atendimento resolutivo para os casos leves e identificação precoce dos casos graves que devem ser encaminhados para serviços especializados, mantendo a coordenação do cuidado em todos os níveis da atenção em saúde.
CONCLUSÃO:
A APS assume papel resolutivo frente aos casos leves na identificação precoce, além do rápido encaminhamento dos casos graves, tornando-se primordial para definir a conduta correta, otimizando o atendimento e a parceria com as equipes multidisciplinares de saúde dos demais níveis assistenciais.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica