INTRODUÇÃO:
As doenças reumáticas são um conjunto de enfermidades que afetam a musculatura, as articulações e a estrutura esquelética, restringindo a movimentação. Destaca-se, no Brasil, entre os trabalhadores rurais braçais a constante incidência de enfermidades reumáticas.
OBJETIVO:
O presente trabalho tem por objetivo avaliar a possível relação entre o trabalho rural braçal e a incidência de doenças reumáticas decorrentes da atividade ocupacional, bem como elencar as enfermidades reumáticas mais frequentes nessa população.
MÉTODO:
Trata-se de uma Revisão Integrativa da literatura, utilizou-se os descritores “rheumatic diseases”, “rural workers” e suas traduções e sinônimos para formular a expressão de busca. As buscas foram feitas em maio de 2021, nas bases de dados digitais MEDLINE, LILACS e BDENF, utilizando-se os filtros: “last 10 years” e “full text”, retornando 660 resultados. Em seguida, foi realizada a exportação dos achados para o software State of the Art throught Systematic Review (StArt) – onde foi realizada a remoção das duplicatas, a tabulação dos resultados, a marcação de leitura de títulos e resumos e a marcação dos artigos que em acordo com os critérios de elegibilidade seguiram para análise crítica.
RESULTADOS:
Há a percepção de uma íntima relação entre a atividade braçal dos trabalhadores rurais, associado com estilo de vida desses trabalhadores, e a incidência de doenças reumáticas que comprometem – em algum grau – a locomoção desses trabalhadores. Dentre as principais doenças identificadas estão: bursites, artrose, osteoporose, fibromialgia, tendinites, gota e diversas doenças inflamatórias da coluna vertebral. Com base nisso, associou-se que o estresse gerado pela alta demanda de esforço físico exigido pelo trabalho braçal rural, muitas vezes associado a condições insalubres de trabalho e má postura corporal no manejo das ferramentas, fomentam a incidência de doenças reumáticas em significativo número dessa população.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que existe uma significativa correlação entre o esforço gerado pelo trabalho rural braçal e a incidência de doenças reumáticas. Sendo assim, é notória a necessidade de um acompanhamento regular da saúde desse trabalhador para a identificação de potenciais indícios de tais enfermidades.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica