INTRODUÇÃO: A pandemia causada pela covid-19 já vitimou cerca de 3.54 milhões de vidas e segue gerando consequências incalculáveis. Dentre os desdobramentos da aquisição do vírus, enfrentamos os impactos negativos na saúde reprodutiva feminina, configurando um grave problema de saúde pública.
OBJETIVO: Compreender quais os principais impactos do sars cov 2 na fertilidade feminina, afim de atenuar seus possíveis danos.METÓDO: Trata-se de um estudo descritivo, baseado em revisão integrativa de literaturas. As plataformas para pesquisa foram PubMed (National Library of Medicine and National Institutes of Health) e Scielo. Foram utilizados os descritores em ciências da saúde: “Covid-19 “female”, “impacts”, “fertility”, “ACE2”, “women” e seus equivalentes em português. Foram excluídos os artigos que não respondiam ao objetivo do trabalho sendo, portanto, selecionados 6 artigos publicados entre 2019 e 2021 e 1 publicado em 2003, disponibilizados na íntegra em inglês ou português. O critério de seleção foi a presença de descritores no título e/ou resumo.
RESULTADOS: Os artigos apontam para uma potencial patogenicidade do 2019-nCoV no ovário, útero, vagina e até na placenta, mediante a expressão da angiotensina 2 que é significativa nos tecidos desses órgãos e nas glândulas ovarianas. Logo, apesar dos estudos serem recentes, são fortes os indícios que esse vírus está associado a intercorrências reprodutivas: perda na qualidade dos ovócitos e diminuição da reserva ovariana.. Além dos fatores orgânicos, é relevante elencar que os artigos apontam a saúde mental como grande impactante na fertilidade da mulher: o agravamento dos efeitos psicológicos (estresse, por exemplo) do SARS-CoV 2 no contaminado, desencadeia mecanismos biológicos (como a ativação do eixo HPA e consequente desregulação hormonal), colocando em risco a saúde dos gametas femininos.
CONCLUSÃO: Assim, apesar das atuais limitações amostrais de evidências, conclui-se, então, que um acompanhamento médico adequado durante e após a infecção de mulheres em idade fértil é a melhor forma de atenuar os possíveis danos causados pelo SARS-CoV-2 aos gametas e também às futuras gerações.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica