Introdução: Diante dos direitos reprodutivos, sabe-se que, para optar por um método contraceptivo (MC), as pessoas necessitam conhecer e ter acesso a todos os métodos cientificamente comprovados e disponíveis, escolhendo aquele que seja mais adequado às suas condições atuais. Dentro dessa proposta, foi realizada uma ação na Unidade Docente Assistencial (UDA) pelos estudantes de medicina do Centro Universitário Cesmac e coordenadores do Eixo de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, incluindo Aids e HIV da IFMSA Brazil (Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil). Foram apresentadas as principais opções de MC disponíveis, com enfoque nos métodos de barreira e hormonais, juntamente com os seus riscos e benefícios. Objetivos: Descrever a experiência na abordagem voltada à educação em saúde acerca de diferentes MC apresentados a pacientes de uma UDA de Maceió. Métodos: Foi realizada uma explanação com o tema “Métodos contraceptivos: Vantagens X Desvantagens e formas de uso”. A ação foi separada em três momentos: apresentação do tema com utilização de cartazes, distribuição de cartilhas e aplicação de questionário para avaliar a aprendizagem dos participantes. Cada acadêmico de medicina fez a abordagem de forma simples e expositiva para um melhor entendimento dos ouvintes. Resultados: Os participantes envolvidos promoveram uma interação com a comunidade, com foco para mulheres em idade fértil, esclarecendo sobre a temática. O aprendizado foi observado com uma avaliação de impacto, baseada na amostra de 20 usuários presentes e com aplicação de questionário. 30% das respostas anteriormente à ação relataram não ter conhecimento prévio acerca: da não proteção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) e gravidez indesejada mediante à qualquer método contraceptivo, da eficácia da camisinha contra as IST's e da não garantia de 100% de eficácia de nenhum MC contra uma gravidez não esperada. Após a ministração do evento, percebeu-se um esclarecimento de 100% quanto às dúvidas anteriormente apresentadas, avaliado após reaplicação da pesquisa, posteriormente à orientação. Conclusões: Entende-se que uma maior discussão sobre a temática é valiosa e tem a função primordial na educação sexual, tanto para a prevenção de IST’s como para a promoção de planejamento familiar.
Comissão Científica
Velber Xavier Nascimento
Laércio Fachin
Axel Helmut Rulf Cofré
Renata Chequeller de Almeida