“CESMAQUINHO” – DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO INOVADOR COMO FORMA DE DISSEMINAÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

  • Autor
  • Pedro Cavalcanti Pires de Azevedo
  • Co-autores
  • Murilo Lobo Cezarotti Filho , Artur Victor de Souza Cordeiro , Bruno Moreira Carnaúba , Eduardo Guilherme Peixoto Melo , Fernando de Carvalho Pedroza Júnior , Mozart de Melo Alves Júnior , Ana Carolina Medeiros de Almeida
  • Resumo
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    Introdução: A educação, peça fundamental para a transformação da sociedade, necessita continuamente de desenvolvimento de formas inovadoras e promissoras, que atinjam vários e diferentes grupos sociais. O processo educacional é essencial para toda a população brasileira mas apresenta desafios quanto aos indivíduos surdos, cegos, indígenas, quilombolas, analfabetos, daltônicos, representando um cenário desafiador com essa parcela da população no que tange à questão da inclusão social. Objetivos: Desenvolver um protótipo inovador que promova a disseminação da educação em saúde nas comunidades marginalizadas, auxiliando no processo de inclusão social. Métodos: A elaboração do projeto, chamado CESMAQUINHO, iniciou-se com a confecção de 25 cards na plataforma CANVA, onde cada card foi caracterizado por cores que foram selecionadas, especificamente, para que os daltônicos consigam distingui-las. Cada cor representa uma classe de doenças, sendo 5 classes estabelecidas (fungos, vírus, bactérias, protozoários e helmintos/vermes), sendo selecionadas, dentro dessas classes, as doenças mais prevalentes no Estado de Alagoas. Foi confeccionado um dispositivo com  software que leva educação em saúde por meio de áudios. Ao aproximar o card, ele reproduz o áudio que explica sobre a doença em questão. Esse dispositivo é composto da tecnologia de sistema RFID (radio frequency identification – identificação por radiofrequência) que utiliza a frequência de rádio para captura de dados quando ocorrer a aproximação do card ao aparelho. Foi desenvolvida uma identidade padronizada do Centro Universitário CESMAC, através da criação de um boneco denominado “Cesmaquinho”. Resultados: A confecção do protótipo se deu pela busca de um boneco que seja utilizado como um dispositivo lúdico e, diante da ideia inicial, nota-se que houve êxito no desenvolvimento do protótipo. Conclusões: Com o intuito de disseminar educação em saúde por meio do auxílio da tecnologia, conclui-se que este protótipo, posteriormente, estará em diversas comunidades, visto a necessidade da difusão de conhecimento de forma simples e que minimize a propagação das doenças de determinada região.

     

  • Palavras-chave
  • Educação em Saúde, Inclusão Social, Tecnologia.
  • Área Temática
  • Tecnologias em saúde e sustentabilidade em saúde
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  • Pesquisa clínica-laboratorial
  • Processo saúde-doença do indivíduo, da família e da comunidade
  • Epidemiologia da regionalidade
  • Atenção interdisciplinar do cuidado em saúde
  • Integralidade da atenção em saúde
  • Tecnologias em saúde e sustentabilidade em saúde

Comissão Científica

Velber Xavier Nascimento

Laércio Fachin

Axel Helmut Rulf Cofré
Renata Chequeller de Almeida