Introdução: A educação médica tem vivenciado mudanças e conduzindo a perspectiva da formação para a Atenção Primária à Saúde (APS), essencial cenário de prática da Medicina de Saúde e Comunidade (MFC). Visando o potencial transformador da MFC, o Centro Universitário Cesmac (CESMAC), possui em seu currículo, o eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (ISEC), do qual, o módulo que ocorre no quinto período do curso, dá-se em unidades de saúde da APS. Objetivos: Relatar a experiência de prática comunitária realizada na Unidade Docente Assistencial (UDA) na perspectiva de um discente. Metodologia: Relato de experiência curricular desenvolvida durante o módulo ISEC V, na comunidade do Bolão em Maceió, Alagoas, no primeiro semestre de 2022. Resultados: Foi evidente o meu crescimento frente à mudança e percepção acerca da APS/MFC. Anteriormente, com uma visão limitada quanto à dinamicidade e fluxo das Redes de Atenção à Saúde (RAS), e seu potencial frente ao manejo da relação à promoção da saúde e prevenção dos agravos junto aos usuários, hoje sou aficionado. Escrutinei mudanças em minha visão e abordagens nas condutas ao atendimento prestado ao paciente, quanto a sua inserção ao seu contexto individual e familiar, além da abrangência do entendimento da clínica médica ampliada, adquirindo conhecimentos acerca dos princípios da MFC, através do módulo de ISEC. Modificações na essência da compreensão e entendimento que não temos que saber apenas que doença o paciente possui, mas que paciente tem a doença. Depreender o contexto de suas particularidades, econômicas, familiares, sociais, psíquicas, religiosas e culturais, além de implicações que suplantam o âmbito das patologias físicas, bem como os aspectos da relação médico-paciente, é indeclinável estabelecer uma boa relação, objetivando a compreensão e a realização da conduta instituída pelo profissional médico, visando uma excelente forma de se buscar e obter sucesso terapêutico. Conclusões: É imprescindível ao Curso de Medicina, a inserção curricular, de forma contínua, do processo ensino-aprendizado sobre e na APS, propendendo a formação de profissionais preparados a atuar na APS e MFC com a visão englobante do cuidado, promoção, prevenção em saúde, potencializando o aspecto de transformação que a medicina possui em sua formação.
Comissão Científica
Velber Xavier Nascimento
Laércio Fachin
Axel Helmut Rulf Cofré
Renata Chequeller de Almeida