SÍNDROME DE BURNOUT E QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE MEDICINA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

  • Autor
  • CAROLINE SADY MARTINS GUIMARAES
  • Co-autores
  • ANA KAROLINA BARROS DE JESUS , LARISSA MARQUES DA ROCHA GUEDES , MARTHA PONTES DE MIRANDA BRANDÃO LIRA , MAYARA RICARDO MORAES , NILZA ANGELITA SADY MARTINS , ROBERTA CORREIA DANTAS , JULIANE CABRAL SILVA
  • Resumo
  • Introdução: Um dos cursos mais almejados pela classe estudantil é Medicina, porém, por ser integral, há um comprometimento na qualidade de vida dos estudantes devido à carga horária extensa e às atividades extracurriculares durante a formação. Tal fardo resulta, em grande parte, Síndrome de Burnout, normalmente diagnosticada em trabalhadores, e agora sendo comum em estudantes de Medicina, que se constitui de uma junção da exaustão emocional, cinismo em relação ao trabalho e a eficiência reduzida. Objetivos: analisar o envolvimento da Síndrome de Burnout com a qualidade de vida dos estudantes de medicina. Métodos: trata-se de uma revisão de literatura realizada nas plataformas PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde, e na base de dados Scielo, com a estratégia de busca: (Medical Students) AND (Quality of life) AND (Burnout). Foram incluídos os artigos que envolviam estudantes de medicina com síndrome de Burnout e a análise da qualidade de vida nos últimos cinco anos de publicação, no idioma inglês e português, com textos gratuitos disponíveis. Foram excluídos os artigos que envolviam médicos ou estudantes de outras áreas. Resultados: foram encontrados 118 artigos, sendo 32 da PubMed, um da Scielo e 85 da BVS, dos quais 89 foram excluídos na leitura de títulos e de resumos, sendo, por fim, 29 incluídos no estudo. A partir da leitura dos artigos, é notável a piora da qualidade de vida dos estudantes de medicina quando associados com a síndrome de Burnout, avaliada com questionários sobre qualidade de vida, exaustão emocional, empatia, entre outros. Esses estudantes estão em altos níveis de estresse, sendo eles nos primeiros anos da faculdade quando relacionados às etapas do vestibular, ou nos últimos anos, ao vincular com a experiência (ou a falta dela) no internato. Entretanto, métodos de ensino, como o PBL (Aprendizado baseado em problemas) são indicados para ampliar a capacidade empática, realização e motivação dos estudantes, atenuando os sintomas de despersonalização e ansiedade diante do curso. Conclusões: Portanto, a falta de qualidade de vida dos estudantes de medicina tem sido um fator de predisposição ao desenvolvimento da síndrome de Burnout.
     

  • Palavras-chave
  • Medical Students. Quality of life. Burnout.
  • Área Temática
  • Processo saúde-doença do indivíduo, da família e da comunidade
Voltar Download
  • Pesquisa clínica-laboratorial
  • Processo saúde-doença do indivíduo, da família e da comunidade
  • Epidemiologia da regionalidade
  • Atenção interdisciplinar do cuidado em saúde
  • Integralidade da atenção em saúde
  • Tecnologias em saúde e sustentabilidade em saúde

Comissão Científica

Velber Xavier Nascimento

Laércio Fachin

Axel Helmut Rulf Cofré
Renata Chequeller de Almeida