CURSO DE OPERADOR DE SUPORTE MÉDICO – RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Ana Xênia Buarque Lima de Pina
  • Co-autores
  • Caroline Carvalho Villar de Moraes Belarmino , Michele Márcia Marinho Galindo , Beatriz Santana de Souza , Juliana Soares Tenório Miranda Felippu
  • Resumo
  • Introdução: O uso de helicópteros médicos, como uma estratégia para vencer o tempo e as barreiras geográficas de acesso ao atendimento, continua a crescer (1). Isso também significa a busca pela excelência do atendimento prestado, principalmente por se tratar do cuidado de pacientes críticos, buscando qualificar os profissionais que atuam na equipe multidisciplinar de bordo. Dessa forma, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU de Alagoas em parceria com o Chefia Aérea Especial de Segurança Pública – Caesp promoveram a capacitação dos enfermeiros e médicos de Maceió e Arapiraca com o Curso de Operador de Suporte Médico – COSME, sendo este realizado em janeiro e o outro em julho de 2018, devido ao sucesso com a primeira turma. O treinamento é uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC.  A ANAC estabelece um currículo mínimo para o treinamento da tripulação aeromédica, composta por médico e enfermeiro de bordo, segundo a legislação vigente de 1996. São obrigatórios conhecimentos acerca de: aspectos fisiológicos em voo; embarque e desembarque de pacientes; segurança no interior e em torno da aeronave; instrução aos passageiros; procedimentos apropriados de emergência em voo; de pousos de emergência e de evacuação de emergência (1). Nos resgates aéreos existem alguns fatores extremamente importantes a serem considerados, este, requer uma preparação prévia do paciente, que deverá estar o mais estabilizado possível, pois dentro da aeronave a mobilidade do enfermeiro fica reduzida, devido à limitação do espaço físico interno. A equipe deve ser devidamente preparada para o correto manuseio de todo o material necessário durante o voo, inclusive o sistema de comunicação pessoal entre os tripulantes precisa estar perfeito para se realizar um transporte seguro a todos (2). Objetivos: Relatar as experiências vivenciadas pelas enfermeiras do SAMU de Maceió durante a realização do COSME 2018.1 e COSME 2018.2. Método: Trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado em agosto de 2018 por enfermeiras do SAMU AL. O relato de experiência é uma ferramenta da pesquisa descritiva que apresenta uma reflexão sobre uma ação ou um conjunto de ações que abordam uma situação vivenciada no âmbito profissional de interesse da comunidade científica (3). Descrição do caso: O serviço de transporte aéreo do SAMU Alagoas teve inicio no carnaval de 2010 através de um projeto piloto. Sua operacionalidade e eficiência só evidenciaram o quão importante e necessário se fazia ter uma aeronave para o atendimento com rapidez, segurança e resolutividade à população alagoana. Com isso, no dia 10 de maio de 2010 se iniciou de fato o serviço. Inicialmente a tripulação contava com um piloto, um médico e um tripulante operacional do Corpo de Bombeiros. O enfermeiro de bordo foi inserindo somente em 1 de dezembro de 2012, com o intuito de melhorar ainda mais a assistência prestada ao paciente aero removido. Corroborando, a atuação desses profissionais é assegurada pela Portaria 2.048 de 2002 que traz em seu escopo a equipe mínima que deverá integrar uma aeronave de resgate, bem como as capacitações e equipamentos. Os tripulantes para ingressarem no serviço passam por um treinamento específico, tal como o piloto. Nós, oriundos da área da saúde além dos conteúdos exigidos da Portaria 2.048/02 faz necessário a realização do COSME, recomendação esta advinda da ANAC. O curso com duração de 70 horas foi realizado durante 6 dias onde foi transmitido noções de fisiologia de voo, manejo de armas de fogo e de outras armas não letais tais como taser, gás lacrimogêneo e spray de pimenta. Ainda aprendemos e treinamos flutuação e apneia visando emergências como um pouso na água, além de natação e salto em plataforma, técnicas de sobrevivência no mar e rapel. Aprendemos ainda a fazer nós e amarrações, conhecemos instrumentos utilizados pelos bombeiros para o resgate e nos foi mostrado a aeronave e suas particularidades. Nesse quesito foi ensinado a forma correta de aproximação da mesma, pois há riscos devido ao rotor de cauda bem como a embarcar e a desembarcar da aeronave no solo ou pairado no ar e a se afastar com segurança. Tivemos noções de espaços aéreos. No penúltimo dia, o mais esperado por todos os alunos, fomos para a sobrevivência na mata onde ficamos por 30 horas suportando o frio, fome e sede, pois havia restrição dos alimentos a fim de termos a noção de como seria em caso de queda da aeronave em uma região de mata. Durante o dia na mata tivemos aula sobre ofídios, construção de maca de ribanceira com uso de cordas e outros materiais improvisados para transporte de vítimas na mata, resgate em locais de difícil acesso e a construção de um abrigo utilizando a vegetação. Estávamos cansados, com os pés doloridos e encharcados, sentindo sono e fome, mas certos que as 30 horas na mata foi enriquecedor e nos mostrou o quanto a união e o apoio dos demais foi essencial para o crescimento individual. Muitas venceram os seus medos e chegaram a limites antes nunca imaginados que suportariam. Saímos da mata e fomos para nossa formatura, ainda sujos e cansados, mas felizes por mais uma conquista. Conclusão: A experiência que tivemos nesse curso foi algo totalmente diferente do que já vivenciados em outros cursos no SAMU. Fomos estimulados a fazer algo novo e desafiador para muitos. Tivemos contato com materiais utilizados pelos bombeiros e policiais, pois o SAMU devido a natureza das ocorrências e da abrangência atendida podemos por ocasião ter contato com armas letais e não letais. Ainda, nós que fazemos parte do serviço aéreo de Alagoas podemos passar por emergências como panes e pousos de emergência e o curso nos prepara para tais situações. No total foram 46 alunos selecionados com 34 operadores de suporte médico formados na primeira turma e 30 alunos selecionados com 17 formandos na segunda turma, totalizando hoje 51 profissionais formados . Vale salientar que devido ao sucesso do primeiro curso, a experiência obtida foi passada para outros serviços aéreos do Brasil o que resultou na participação de 3 enfermeiras do SAMU de Goiás. Podemos perceber com o curso que o constante treinamento é de vital importância para o alcance da excelência ao atendimento do paciente aero removido e que a população alagoana só irá se beneficiar com os novos operadores formados. 

  • Palavras-chave
  • Serviço aeromédico, enfermagem, resgate, treinamento.
  • Área Temática
  • Pré-Hospitalar
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Esse é o anais do I Congresso de Urgência e Emergência de Alagoas, realizado nos dias 09 e 10 de novembro de 2018 pela Prime Cursos e Eventos em Macceió-AL. 

O evento contou com a presença de mais de 400 congressistas de diverssos estados e regiões. Foram submitidos mais de 50 trabalhos, sendo apresentados 16 trabalhos cientifícos durante o congresso. 

 

A publicação dos anais é uma parceria da Prime Cursos e Eventos com Revista Científica: Journal Health Connections - Estácio.

 

Informações sobre o evento e o artigos: 

E-mail: crusoseeventosprime@gmail.com

Tel.: (79) 9.9855-0714

I. DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Será aceito apenas 1 (um) trabalho por pessoa como PRIMEIRO AUTOR.

2. O número máximo de pessoas por trabalho é de 5 (cinco) pessoas (1 autor e 4 coautores).

3. Os trabalhos serão apresentados unicamente em formato de PÔSTER IMPRESSO.

4. O primeiro autor e/ou o apresentador do TRABALHO ACEITO para apresentação em pôster deverão estar com suas inscrições realizadas no congresso.

5. Cada trabalho poderá ser inscrito em APENAS 1 (UMA) das categorias, segundo determinação dos próprios autores.

6. Fica resguardado o direito a PRIME CURSOS E EVENTOS de publicar os trabalhos científicos em seu site, jornal e outras mídias, assim como fotos de seus autores, para fins exclusivamente de divulgação do congresso, não cabendo ônus financeiro e/ou trabalhista por parte da empresa aos autores e coautores dos trabalhos.

 

II. DOS PRAZOS

1. A data limite e improrrogável para o envio dos trabalhos será até às 23:59h do dia 30 DE SETEMBRO DE 2018. Após esta data as inscrições serão consideradas ENCERRADAS.

2. Resultados da avaliação, aceite e seleção dos trabalhos aprovados pela comissão científica do congresso: a partir de 15 de outubro de 2018.

 

III. DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

1. Os trabalhos deverão ser submetidos, ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE, via on-line por meio do formulário eletrônico disponível em Submissão de Trabalhos que pode ser acessado no site www.primecursoseeventos.com.br

2. Os resumos deverão ser ajustados ao tamanho padrão (no máximo 2.500 caracteres).

3. Deverão ser apresentados em Fonte Arial ou Times New Roman , Tamanho 10, com espaçamento simples.

4. Os trabalhos devem abordar temas relacionados à área de Urgência e Emergência nas seguintes áreas: Pré-hospitalar, Intra-Hospitalar, Urgência e Emergência Adulto, Urgência e Emergência Pediátrica.

5. O resumo que será SUBMETIDO deverá ser estruturado contendo os itens abaixo especificados:

5.1. Campo “Título do Trabalho”

5.1.1. Título do Trabalho, em letras MAIÚSCULAS. 

5.2. Campo “Autores”

5.2.1. A identificação dos autores deverá conter o nome e sobrenome (sem abreviaturas);

5.3. Campo “Resumo do Trabalho” (máximo 2.500 caracteres com espaço) ? Texto estruturado contendo:

5.3.1. Introdução, Objetivos, Método, Resultados/Discussão e Conclusão;

5.3.2. Texto em Parágrafo único;

5.3.3. Texto corrido;

5.3.4. Não conter os nomes dos autores;

5.3.5. Não inserir Referências Bibliográficas no Campo Resumo;

5.3.6. Não inserir figuras, tabelas e gráficos no Resumo. ATENÇÃO: AO SUBMETER O RESUMO O AUTOR DEVERÁ ANEXAR O TRABALHO COMPLETO EM PDF, INCLUINDO OS AUTORES COM NOME COMPLETO, EMAIL, INSTITUIÇÃO VINCULADA, URL DO CURRÍCULO LATTES E REFERÊNCIAS UTILIZADAS NO TRABALHO.

6. O autor deverá escolher a categoria que irá submeter o trabalho: ESTUDO DE CAMPO, RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA.

7. APÓS A SUBMISSÃO DO RESUMO NÃO SERÃO PERMITIDAS INCLUSÕES E/OU RETIRADAS DE AUTORES DO TRABALHO.

 

IV. DA COMISSÃO JULGADORA

1. Os trabalhos serão avaliados pela comissão científica do evento supervisionado pela PRIME CURSOS E EVENTOS.

2. Fica a critério da comissão científica julgar como DEFERIR OU NÃO DEFERIDO o resumo, segundo os critérios aqui estabelecidos.

3. A comissão científica do congresso, resguarda-se ao direito de NÃO REVER trabalhos que não foram aceitos.

 

V. DAS NORMAS ESPECÍFICAS DA MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO (PÔSTER)

1. É absolutamente necessário que o autor e/ou o apresentador(a) do trabalho estejam inscritos no congresso. 

2. Os trabalhos selecionados para exposição em pôster serão apresentados em forma visual, afixados em local específico e o relator do trabalho deverá permanecer no local indicado durante todo o horário determinado para sua explanação.

3. A confecção, a colocação no local indicado e os cuidados com os PÔSTERES são de responsabilidade única e exclusiva dos autores, não cabendo a PRIME CURSOS E EVENTOS ônus algum relacionados à danos e extravios dos mesmos.

4. O pôster deverá seguir as seguintes configurações:

? Orientação RETRATO, com dimensões são de 120 cm x 90 cm;

? A fonte ser em Arial ou Times New Roman e deverá permitir boa leitura a uma distância de 1 metro;

? Título em negrito e caixa alta;

? Escrever os nomes dos autores por extenso e separado por vírgulas. O nome do apresentador deverá estar identificado em Negrito.

? No pôster pode conter figuras e tabelas;

? Referências: em caixa menor que dos textos acima, seguindo método ABNT;

? A cor do plano de fundo do pôster será de livre escolha dos autores, entretanto sugerimos fundo branco.

5. O pôster deve ser confeccionado incluindo as seguintes sessões: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Discussão e Referências.

6. Em se tratando de trabalho na categoria RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA, no local do tópico “Resultados”, deverá vir a descrição do caso/experiência.

7. O tempo destinado à apresentação será de 5 (cinco) minutos.

 

VI. DOS CRITÉRIOS PARA ACEITE

1. Serão aceitos 40 (quarenta) trabalhos para a modalidade de apresentação em pôster para congresso.

2. A comunicação da CONFIRMAÇÃO de seleção dos trabalhos será através da CARTA ACEITE que os autores receberão no e-mail e constará Tema, Data e Horário da Apresentação no Evento – PÔSTER.

 

VII. DA CERTIFICAÇÃO

1. Os certificados estarão disponíveis no site do congresso até dez dias após o término do evento.

2. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, constando o nome do apresentador e co-autor(es), citando o nome do trabalho e a forma de apresentação.

3. Na ausência de apresentação do trabalho para o avaliador, NÃO será emitido o certificado. 

 

VIII. EXEMPLO PARA SUBEMETER

O RESUMO Título do Trabalho – TODO O TÍTULO EM LETRAS MAIÚSCULAS – LETRA TIMES ou ARIAL - NEGRITO - FONTE 12 Exemplo: PRIME CURSOS E EVENTOS: I CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE ALAGOAS No Resumo Completo Anexado – colocar dados de todos autores – Nome Completo – Instituição Vinculada – Email – URL Currículo Lattes. Letra Times – Tamanho 8 Fulano da Silva Faculdade Prime, Brasil fulanodasilva@prime.com.br http://lattes.cnpq.br/00000000000000000 “Resumo do Trabalho” (máximo 2.500 caracteres com espaço) – Letra Times ou Arial - 10 – Texto corrido – Espaço entre linhas 1,0 – Não colocar título – Identificar: Introdução – Objetivo(s) – Método – Resultados – Conclusão. EXEMPLO: Introdução: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx¹ xxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxxx xxxxxx xxxxxx xxxxx xxxxxxxxx xxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxx xxxxx xxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxx xx xx xxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxx xx xx². Objetivos: xxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx, xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx. Método: xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxx xx xx xxxx xxxxxxx xxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx. Resultados: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxx xxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxx xxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx³ xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxx xxxx xxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxx xxx xxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxx xxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Conclusão: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxx xxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxx xx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxx xxxx xxxxx xxxxxxxx Campo “Referências” (ABNT) – Colocar as referências enumeradas do texto 1 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 3 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Categorias – Escolher apenas 01 categoria – assinalar com um “X”

( X ) ESTUDO DE CAMPO ( ) RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA

Aceite das normas – O AUTOR deve assinalar com um X no campo abaixo, obrigatoriamente, antes do envio do Resumo: ( X ) Aceito as normas descritas para envio e apresentação de Trabalhos Científicos para o I CONGRESSO URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE ALAGOAS; as quais não questionarei ou acionarei a comissão dos trabalhos científicos do congresso, ou qualquer outro órgão, caso meu resumo não seja aceito ou não for classificado para apresentação.

ESTE DOCUMENTO TEM VALOR PARA O I CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE ALAGOAS.

  • Urgência/Emergência Pediátrica
  • Urgência/Emergência Adulto
  • Pré-Hospitalar
  • Intra-Hospitalar

Comissão Organizadora

Anne karolline Silva Santos 

Comissão Científica

Nadja Goncalves Magali

Deniele Canavarro

Bruno de Luna

Linconl Vitor Santos 

Marso Leonardo Victorian Paiva Clement

Para informações sobre anais e artigos, segue o nosso contato:

E-mail: cursoseeventosprime@gmail.com

Tel.: (79) 9.9855-0714

Por se tratar da priemira edição do Congresso de Urgência e Emergência de Alagoas não houve edições anterioes.