SERVIÇO AEROMÉDICO DO ESTADO DE ALAGOAS: CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO MANUAL DE NORMAS E ROTINAS DE ENFERMAGEM

  • Autor
  • Michele Márcia Marinho Galindo
  • Co-autores
  • Ana Xênia Buarque Lima de Pina , Caroline Carvalho Villar de Moraes Belarmino , Beatriz Santana de Souza Lima , Juliana Soares Tenório Miranda Felippu
  • Resumo
  • Introdução: O atendimento do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) se dá por meio de veículos de atendimento pré-hospitalar móvel e equipes de trabalho compostas por profissionais oriundos e não oriundos da saúde. Dentre os veículos que integram a frota do atendimento móvel está a aeronave de transporte médico, que é classificada como ambulância “Tipo E”, podendo ser uma aeronave de asa rotativa que é utilizada tanto no transporte inter-hospitalar como nas operações de resgate, ou uma aeronave de asa fixa que realiza o primeiro tipo de operação citada (1). Em Alagoas o serviço teve início em fevereiro de 2010 e o profissional enfermeiro apenas foi inserido na equipe em 01 de dezembro de 2012 seguindo a configuração da equipe preconizada pela Portaria 2.048 de 2002. Todo serviço, seja ele de saúde ou não, necessita de regras e instruções para sistematizar a realização de determinadas tarefas, e foi baseando-se nisso que a equipe de enfermagem que compõe o serviço aeromédico de Alagoas, hoje composta por 07 (sete) enfermeiros, visionou a necessidade de normatizar as atividades diárias, como: fardamento, check-list das bolsas e aeronave, preenchimento dos relatórios de enfermagem, checagem de equipamentos entre outros, através da criação e implantação de um manual de normas e rotinas de enfermagem no serviço aeromédico, para que atribuições e condutas técnicas passassem a serem realizadas de forma única e respeitando as características do serviço. Segundo o Conselho Regional de Enfermagem- SE, normas podem ser definida como um conjunto das regras e instruções para definir procedimentos, métodos e organização. Orientam os executantes no cumprimento de uma atividade. Define o quê, como e quando fazer as tarefas. Já as rotinas representam as instruções técnicas para execução de uma tarefa específica de assistência em enfermagem, descrevendo sistematicamente todos os passos para a realização de uma tarefa. Não descrevem procedimentos, pois estes serão discriminados no Protocolo Operacional Padrão (2). Objetivo: Relatar a criação e aplicação do manual de normas e rotinas de enfermagem no serviço aeromédico do Estado de Alagoas. Método: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência que descreve a criação e implantação do manual de normas e rotinas de enfermagem. Descrição do Caso: A responsável técnica e também enfermeira do serviço aéreo, através da observação diária, identificou diferentes modos dos enfermeiros ao realizarem as atividades rotineiras do serviço e que influenciavam de forma direta na harmonia da equipe, sendo assim, foi visto a importância de juntamente com a equipe de enfermeiros darem início a construção de um manual de normas e rotinas que possibilitasse uma uniformidade no que se referia as atividades de enfermagem. Um dos grandes desafios na confecção deste manual foi justamente a falta de um norte para o início do mesmo, pois este tema é abordado de forma insuficiente na literatura no que se refere a normas e rotinas de enfermagem no serviço aeromédico. Este, foi elaborado baseado nas características particulares do serviço, visando um melhor desempenho da equipe de enfermagem no que diz respeito a organização e otimização do tempo de trabalho. Para isso foi consultado o Coren de Alagoas o qual informou estar elaborando um modelo a ser usado para nortear a construção de manuais para o Estado, porém a aprovação de manuais de normas e rotinas de cada instituição deve ser feita pelos próprios profissionais do serviço, respeitando suas particularidades. Anteriormente à implantação, que se deu em junho de 2018, o trabalho era realizado de forma pessoal e aleatória, o que causava conflitos e despendia tempo na realização das atividades rotineiras pertinentes ao serviço. Desta forma, entre muitos pontos abordados neste manual encontra-se: postura do enfermeiro ao iniciar o serviço, verificação de materiais e equipamentos, como bateria do oxímetro, ventilador mecânico, glicosímetro e bomba de infusão. Ainda aborda registros de enfermagem, reposição e estoque de materiais, higienização de equipamentos e aeronave, segurança individual e coletiva, bem como a importância dos profissionais deste serviço participarem de treinamentos e capacitações periódicas, entre outros. Conclusão: O manual de normas e rotinas é um instrumento essencial na estrutura organizacional de qualquer serviço, sendo uma ferramenta para contribuir no alinhamento técnico e no trabalho da equipe, não sendo diferente sua importância no serviço de enfermagem. A criação e aplicação deste manual foi vista como um avanço na organização do serviço, sendo muito bem aceito pelos profissionais que durante o processo de construção opinaram de forma construtiva na elaboração do mesmo. Foi um trabalho feito em equipe com um único objetivo em comum: a melhoria do serviço. Desta forma, o mesmo foi elaborado observando os ajustes necessários para o bom andamento das atividades de enfermagem no serviço aeromédico de Alagoas.

  • Palavras-chave
  • Enfermagem, serviço aeromédico, manual, normas e rotinas.
  • Área Temática
  • Pré-Hospitalar
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Esse é o anais do I Congresso de Urgência e Emergência de Alagoas, realizado nos dias 09 e 10 de novembro de 2018 pela Prime Cursos e Eventos em Macceió-AL. 

O evento contou com a presença de mais de 400 congressistas de diverssos estados e regiões. Foram submitidos mais de 50 trabalhos, sendo apresentados 16 trabalhos cientifícos durante o congresso. 

 

A publicação dos anais é uma parceria da Prime Cursos e Eventos com Revista Científica: Journal Health Connections - Estácio.

 

Informações sobre o evento e o artigos: 

E-mail: crusoseeventosprime@gmail.com

Tel.: (79) 9.9855-0714

I. DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Será aceito apenas 1 (um) trabalho por pessoa como PRIMEIRO AUTOR.

2. O número máximo de pessoas por trabalho é de 5 (cinco) pessoas (1 autor e 4 coautores).

3. Os trabalhos serão apresentados unicamente em formato de PÔSTER IMPRESSO.

4. O primeiro autor e/ou o apresentador do TRABALHO ACEITO para apresentação em pôster deverão estar com suas inscrições realizadas no congresso.

5. Cada trabalho poderá ser inscrito em APENAS 1 (UMA) das categorias, segundo determinação dos próprios autores.

6. Fica resguardado o direito a PRIME CURSOS E EVENTOS de publicar os trabalhos científicos em seu site, jornal e outras mídias, assim como fotos de seus autores, para fins exclusivamente de divulgação do congresso, não cabendo ônus financeiro e/ou trabalhista por parte da empresa aos autores e coautores dos trabalhos.

 

II. DOS PRAZOS

1. A data limite e improrrogável para o envio dos trabalhos será até às 23:59h do dia 30 DE SETEMBRO DE 2018. Após esta data as inscrições serão consideradas ENCERRADAS.

2. Resultados da avaliação, aceite e seleção dos trabalhos aprovados pela comissão científica do congresso: a partir de 15 de outubro de 2018.

 

III. DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

1. Os trabalhos deverão ser submetidos, ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE, via on-line por meio do formulário eletrônico disponível em Submissão de Trabalhos que pode ser acessado no site www.primecursoseeventos.com.br

2. Os resumos deverão ser ajustados ao tamanho padrão (no máximo 2.500 caracteres).

3. Deverão ser apresentados em Fonte Arial ou Times New Roman , Tamanho 10, com espaçamento simples.

4. Os trabalhos devem abordar temas relacionados à área de Urgência e Emergência nas seguintes áreas: Pré-hospitalar, Intra-Hospitalar, Urgência e Emergência Adulto, Urgência e Emergência Pediátrica.

5. O resumo que será SUBMETIDO deverá ser estruturado contendo os itens abaixo especificados:

5.1. Campo “Título do Trabalho”

5.1.1. Título do Trabalho, em letras MAIÚSCULAS. 

5.2. Campo “Autores”

5.2.1. A identificação dos autores deverá conter o nome e sobrenome (sem abreviaturas);

5.3. Campo “Resumo do Trabalho” (máximo 2.500 caracteres com espaço) ? Texto estruturado contendo:

5.3.1. Introdução, Objetivos, Método, Resultados/Discussão e Conclusão;

5.3.2. Texto em Parágrafo único;

5.3.3. Texto corrido;

5.3.4. Não conter os nomes dos autores;

5.3.5. Não inserir Referências Bibliográficas no Campo Resumo;

5.3.6. Não inserir figuras, tabelas e gráficos no Resumo. ATENÇÃO: AO SUBMETER O RESUMO O AUTOR DEVERÁ ANEXAR O TRABALHO COMPLETO EM PDF, INCLUINDO OS AUTORES COM NOME COMPLETO, EMAIL, INSTITUIÇÃO VINCULADA, URL DO CURRÍCULO LATTES E REFERÊNCIAS UTILIZADAS NO TRABALHO.

6. O autor deverá escolher a categoria que irá submeter o trabalho: ESTUDO DE CAMPO, RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA.

7. APÓS A SUBMISSÃO DO RESUMO NÃO SERÃO PERMITIDAS INCLUSÕES E/OU RETIRADAS DE AUTORES DO TRABALHO.

 

IV. DA COMISSÃO JULGADORA

1. Os trabalhos serão avaliados pela comissão científica do evento supervisionado pela PRIME CURSOS E EVENTOS.

2. Fica a critério da comissão científica julgar como DEFERIR OU NÃO DEFERIDO o resumo, segundo os critérios aqui estabelecidos.

3. A comissão científica do congresso, resguarda-se ao direito de NÃO REVER trabalhos que não foram aceitos.

 

V. DAS NORMAS ESPECÍFICAS DA MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO (PÔSTER)

1. É absolutamente necessário que o autor e/ou o apresentador(a) do trabalho estejam inscritos no congresso. 

2. Os trabalhos selecionados para exposição em pôster serão apresentados em forma visual, afixados em local específico e o relator do trabalho deverá permanecer no local indicado durante todo o horário determinado para sua explanação.

3. A confecção, a colocação no local indicado e os cuidados com os PÔSTERES são de responsabilidade única e exclusiva dos autores, não cabendo a PRIME CURSOS E EVENTOS ônus algum relacionados à danos e extravios dos mesmos.

4. O pôster deverá seguir as seguintes configurações:

? Orientação RETRATO, com dimensões são de 120 cm x 90 cm;

? A fonte ser em Arial ou Times New Roman e deverá permitir boa leitura a uma distância de 1 metro;

? Título em negrito e caixa alta;

? Escrever os nomes dos autores por extenso e separado por vírgulas. O nome do apresentador deverá estar identificado em Negrito.

? No pôster pode conter figuras e tabelas;

? Referências: em caixa menor que dos textos acima, seguindo método ABNT;

? A cor do plano de fundo do pôster será de livre escolha dos autores, entretanto sugerimos fundo branco.

5. O pôster deve ser confeccionado incluindo as seguintes sessões: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Discussão e Referências.

6. Em se tratando de trabalho na categoria RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA, no local do tópico “Resultados”, deverá vir a descrição do caso/experiência.

7. O tempo destinado à apresentação será de 5 (cinco) minutos.

 

VI. DOS CRITÉRIOS PARA ACEITE

1. Serão aceitos 40 (quarenta) trabalhos para a modalidade de apresentação em pôster para congresso.

2. A comunicação da CONFIRMAÇÃO de seleção dos trabalhos será através da CARTA ACEITE que os autores receberão no e-mail e constará Tema, Data e Horário da Apresentação no Evento – PÔSTER.

 

VII. DA CERTIFICAÇÃO

1. Os certificados estarão disponíveis no site do congresso até dez dias após o término do evento.

2. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, constando o nome do apresentador e co-autor(es), citando o nome do trabalho e a forma de apresentação.

3. Na ausência de apresentação do trabalho para o avaliador, NÃO será emitido o certificado. 

 

VIII. EXEMPLO PARA SUBEMETER

O RESUMO Título do Trabalho – TODO O TÍTULO EM LETRAS MAIÚSCULAS – LETRA TIMES ou ARIAL - NEGRITO - FONTE 12 Exemplo: PRIME CURSOS E EVENTOS: I CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE ALAGOAS No Resumo Completo Anexado – colocar dados de todos autores – Nome Completo – Instituição Vinculada – Email – URL Currículo Lattes. Letra Times – Tamanho 8 Fulano da Silva Faculdade Prime, Brasil fulanodasilva@prime.com.br http://lattes.cnpq.br/00000000000000000 “Resumo do Trabalho” (máximo 2.500 caracteres com espaço) – Letra Times ou Arial - 10 – Texto corrido – Espaço entre linhas 1,0 – Não colocar título – Identificar: Introdução – Objetivo(s) – Método – Resultados – Conclusão. EXEMPLO: Introdução: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx¹ xxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxxx xxxxxx xxxxxx xxxxx xxxxxxxxx xxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxx xxxxx xxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxx xx xx xxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxx xx xx². Objetivos: xxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx, xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx. Método: xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxx xx xx xxxx xxxxxxx xxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx. Resultados: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxx xxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxx xxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx³ xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxx xxxx xxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxx xxx xxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxx xxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Conclusão: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxx xxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxx xx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxx xxxx xxxxx xxxxxxxx Campo “Referências” (ABNT) – Colocar as referências enumeradas do texto 1 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 3 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Categorias – Escolher apenas 01 categoria – assinalar com um “X”

( X ) ESTUDO DE CAMPO ( ) RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA

Aceite das normas – O AUTOR deve assinalar com um X no campo abaixo, obrigatoriamente, antes do envio do Resumo: ( X ) Aceito as normas descritas para envio e apresentação de Trabalhos Científicos para o I CONGRESSO URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE ALAGOAS; as quais não questionarei ou acionarei a comissão dos trabalhos científicos do congresso, ou qualquer outro órgão, caso meu resumo não seja aceito ou não for classificado para apresentação.

ESTE DOCUMENTO TEM VALOR PARA O I CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE ALAGOAS.

  • Urgência/Emergência Pediátrica
  • Urgência/Emergência Adulto
  • Pré-Hospitalar
  • Intra-Hospitalar

Comissão Organizadora

Anne karolline Silva Santos 

Comissão Científica

Nadja Goncalves Magali

Deniele Canavarro

Bruno de Luna

Linconl Vitor Santos 

Marso Leonardo Victorian Paiva Clement

Para informações sobre anais e artigos, segue o nosso contato:

E-mail: cursoseeventosprime@gmail.com

Tel.: (79) 9.9855-0714

Por se tratar da priemira edição do Congresso de Urgência e Emergência de Alagoas não houve edições anterioes.