“ SAMU NAS ESCOLAS”: PROJETO DE EXTENSÃO COMO FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO PARA DIMINUIÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Maria Clara Mota Nobre dos Anjos
  • Co-autores
  • Carlos Daniel de Lima Silva , João Paulo dos Santos Correia , Luciana de Melo Mota
  • Resumo
  • Introdução: Os acidentes na infância são responsáveis não só por grande parte das mortes, mas também por traumatismos não fatais, como encefalopatia anóxica por quase afogamento, cicatrizes e desfiguração devido à queimaduras, bem como déficits neurológicos persistentes decorrentes de traumatismos cranianos, causadores de danos imensuráveis a indivíduos que se encontram em plena fase de crescimento e desenvolvimento¹. Compreende-se que a maioria dos atendimentos em pronto-socorro, especialmente os decorrentes de causas acidentais poderiam ser evitados com a adoções de medidas preventivas, nesse contexto o projeto de extensão “Samu nas Escolas” busca diminuir a quantidade de trotes para o SAMU 192, bem como minimizar os agravos junto a população infantil com medidas de promoção à saúde e prevenção destes eventos. Objetivos: Descrever as contribuições acerca do projeto de extensão “Samu nas Escolas” como ferramenta de educação em saúde para minimizar os acidentes decorrentes na infância. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência quanto a participação nas ações do projeto de extensão “Samu nas Escolas – UFAL” em 2018 com o enfoque especial para a prevenção e diminuição de acidentes na infância embasado nas bases de dados SCIELO, LILACS e Ministério da Saúde com a utilização de combinações entre os seguintes descritores: acidentes na infância; causas externas; atendimento de emergência. Resultados/ Discussão: As atividades de educação em saúde do projeto de extensão “Samu nas Escolas” acontecem todas as sextas-feiras em escolas públicas e privadas da cidade de Maceió- AL, com crianças do ensino infantil, fundamental e médio com oficinas e palestras sobre os seguintes termas: O que é o SAMU?, Conceito de Primeiros Socorros, Avaliação de Cena e os Principais acidentes na infância: Engasgo, Choque Elétrico, Queimaduras, Quedas e Fraturas e Desmaio. De acordo com Ministério da Saúde, todos os anos, cerca de 3,7 mil crianças dessa faixa etária (1- 14 anos) morrem e outras 113 mil são hospitalizadas devido a essas causas no país. No Brasil, os números de mortalidade e internações de crianças e adolescentes (0 a 14 anos) vêm apresentando reduções gradativas com o passar dos anos. Porém, os números comprovam que os acidentes ainda representam uma séria questão de saúde pública que merece a atenção de toda a população. Estes dados reafirmam a realidade encontrada durante as discussões realizadas do projeto nas escolas (públicas e privadas)  onde muitas crianças afirmam que já sofreram algum tipo de acidente. Conclusão: Dada a complexidade da origem dos acidentes, entendemos que ações conjuntas de projetos de extensão como o “Samu nas Escolas”, profissionais da saúde e da sociedade civil devem ser planejadas, percebe-se enquanto membro do projeto que as atividades lúdicas e pedagógicas utilizadas como ferramenta de conscientização para a diminuição dos acidentes na infância. 

  • Palavras-chave
  • acidentes na infância; causas externas; atendimento de emergência
  • Área Temática
  • Urgência/Emergência Pediátrica
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Esse é o anais do I Congresso de Urgência e Emergência de Alagoas, realizado nos dias 09 e 10 de novembro de 2018 pela Prime Cursos e Eventos em Macceió-AL. 

O evento contou com a presença de mais de 400 congressistas de diverssos estados e regiões. Foram submitidos mais de 50 trabalhos, sendo apresentados 16 trabalhos cientifícos durante o congresso. 

 

A publicação dos anais é uma parceria da Prime Cursos e Eventos com Revista Científica: Journal Health Connections - Estácio.

 

Informações sobre o evento e o artigos: 

E-mail: crusoseeventosprime@gmail.com

Tel.: (79) 9.9855-0714

I. DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Será aceito apenas 1 (um) trabalho por pessoa como PRIMEIRO AUTOR.

2. O número máximo de pessoas por trabalho é de 5 (cinco) pessoas (1 autor e 4 coautores).

3. Os trabalhos serão apresentados unicamente em formato de PÔSTER IMPRESSO.

4. O primeiro autor e/ou o apresentador do TRABALHO ACEITO para apresentação em pôster deverão estar com suas inscrições realizadas no congresso.

5. Cada trabalho poderá ser inscrito em APENAS 1 (UMA) das categorias, segundo determinação dos próprios autores.

6. Fica resguardado o direito a PRIME CURSOS E EVENTOS de publicar os trabalhos científicos em seu site, jornal e outras mídias, assim como fotos de seus autores, para fins exclusivamente de divulgação do congresso, não cabendo ônus financeiro e/ou trabalhista por parte da empresa aos autores e coautores dos trabalhos.

 

II. DOS PRAZOS

1. A data limite e improrrogável para o envio dos trabalhos será até às 23:59h do dia 30 DE SETEMBRO DE 2018. Após esta data as inscrições serão consideradas ENCERRADAS.

2. Resultados da avaliação, aceite e seleção dos trabalhos aprovados pela comissão científica do congresso: a partir de 15 de outubro de 2018.

 

III. DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

1. Os trabalhos deverão ser submetidos, ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE, via on-line por meio do formulário eletrônico disponível em Submissão de Trabalhos que pode ser acessado no site www.primecursoseeventos.com.br

2. Os resumos deverão ser ajustados ao tamanho padrão (no máximo 2.500 caracteres).

3. Deverão ser apresentados em Fonte Arial ou Times New Roman , Tamanho 10, com espaçamento simples.

4. Os trabalhos devem abordar temas relacionados à área de Urgência e Emergência nas seguintes áreas: Pré-hospitalar, Intra-Hospitalar, Urgência e Emergência Adulto, Urgência e Emergência Pediátrica.

5. O resumo que será SUBMETIDO deverá ser estruturado contendo os itens abaixo especificados:

5.1. Campo “Título do Trabalho”

5.1.1. Título do Trabalho, em letras MAIÚSCULAS. 

5.2. Campo “Autores”

5.2.1. A identificação dos autores deverá conter o nome e sobrenome (sem abreviaturas);

5.3. Campo “Resumo do Trabalho” (máximo 2.500 caracteres com espaço) ? Texto estruturado contendo:

5.3.1. Introdução, Objetivos, Método, Resultados/Discussão e Conclusão;

5.3.2. Texto em Parágrafo único;

5.3.3. Texto corrido;

5.3.4. Não conter os nomes dos autores;

5.3.5. Não inserir Referências Bibliográficas no Campo Resumo;

5.3.6. Não inserir figuras, tabelas e gráficos no Resumo. ATENÇÃO: AO SUBMETER O RESUMO O AUTOR DEVERÁ ANEXAR O TRABALHO COMPLETO EM PDF, INCLUINDO OS AUTORES COM NOME COMPLETO, EMAIL, INSTITUIÇÃO VINCULADA, URL DO CURRÍCULO LATTES E REFERÊNCIAS UTILIZADAS NO TRABALHO.

6. O autor deverá escolher a categoria que irá submeter o trabalho: ESTUDO DE CAMPO, RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA.

7. APÓS A SUBMISSÃO DO RESUMO NÃO SERÃO PERMITIDAS INCLUSÕES E/OU RETIRADAS DE AUTORES DO TRABALHO.

 

IV. DA COMISSÃO JULGADORA

1. Os trabalhos serão avaliados pela comissão científica do evento supervisionado pela PRIME CURSOS E EVENTOS.

2. Fica a critério da comissão científica julgar como DEFERIR OU NÃO DEFERIDO o resumo, segundo os critérios aqui estabelecidos.

3. A comissão científica do congresso, resguarda-se ao direito de NÃO REVER trabalhos que não foram aceitos.

 

V. DAS NORMAS ESPECÍFICAS DA MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO (PÔSTER)

1. É absolutamente necessário que o autor e/ou o apresentador(a) do trabalho estejam inscritos no congresso. 

2. Os trabalhos selecionados para exposição em pôster serão apresentados em forma visual, afixados em local específico e o relator do trabalho deverá permanecer no local indicado durante todo o horário determinado para sua explanação.

3. A confecção, a colocação no local indicado e os cuidados com os PÔSTERES são de responsabilidade única e exclusiva dos autores, não cabendo a PRIME CURSOS E EVENTOS ônus algum relacionados à danos e extravios dos mesmos.

4. O pôster deverá seguir as seguintes configurações:

? Orientação RETRATO, com dimensões são de 120 cm x 90 cm;

? A fonte ser em Arial ou Times New Roman e deverá permitir boa leitura a uma distância de 1 metro;

? Título em negrito e caixa alta;

? Escrever os nomes dos autores por extenso e separado por vírgulas. O nome do apresentador deverá estar identificado em Negrito.

? No pôster pode conter figuras e tabelas;

? Referências: em caixa menor que dos textos acima, seguindo método ABNT;

? A cor do plano de fundo do pôster será de livre escolha dos autores, entretanto sugerimos fundo branco.

5. O pôster deve ser confeccionado incluindo as seguintes sessões: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Discussão e Referências.

6. Em se tratando de trabalho na categoria RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA, no local do tópico “Resultados”, deverá vir a descrição do caso/experiência.

7. O tempo destinado à apresentação será de 5 (cinco) minutos.

 

VI. DOS CRITÉRIOS PARA ACEITE

1. Serão aceitos 40 (quarenta) trabalhos para a modalidade de apresentação em pôster para congresso.

2. A comunicação da CONFIRMAÇÃO de seleção dos trabalhos será através da CARTA ACEITE que os autores receberão no e-mail e constará Tema, Data e Horário da Apresentação no Evento – PÔSTER.

 

VII. DA CERTIFICAÇÃO

1. Os certificados estarão disponíveis no site do congresso até dez dias após o término do evento.

2. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, constando o nome do apresentador e co-autor(es), citando o nome do trabalho e a forma de apresentação.

3. Na ausência de apresentação do trabalho para o avaliador, NÃO será emitido o certificado. 

 

VIII. EXEMPLO PARA SUBEMETER

O RESUMO Título do Trabalho – TODO O TÍTULO EM LETRAS MAIÚSCULAS – LETRA TIMES ou ARIAL - NEGRITO - FONTE 12 Exemplo: PRIME CURSOS E EVENTOS: I CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE ALAGOAS No Resumo Completo Anexado – colocar dados de todos autores – Nome Completo – Instituição Vinculada – Email – URL Currículo Lattes. Letra Times – Tamanho 8 Fulano da Silva Faculdade Prime, Brasil fulanodasilva@prime.com.br http://lattes.cnpq.br/00000000000000000 “Resumo do Trabalho” (máximo 2.500 caracteres com espaço) – Letra Times ou Arial - 10 – Texto corrido – Espaço entre linhas 1,0 – Não colocar título – Identificar: Introdução – Objetivo(s) – Método – Resultados – Conclusão. EXEMPLO: Introdução: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx¹ xxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxxx xxxxxx xxxxxx xxxxx xxxxxxxxx xxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxx xxxxx xxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxx xx xx xxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxx xx xx². Objetivos: xxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx, xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx. Método: xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxx xx xx xxxx xxxxxxx xxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx. Resultados: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxx xxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxx xxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx³ xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxx xxxx xxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxx xxx xxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxx xxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Conclusão: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxx xxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxx xx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxx xxxx xxxxx xxxxxxxx Campo “Referências” (ABNT) – Colocar as referências enumeradas do texto 1 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 3 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Categorias – Escolher apenas 01 categoria – assinalar com um “X”

( X ) ESTUDO DE CAMPO ( ) RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA

Aceite das normas – O AUTOR deve assinalar com um X no campo abaixo, obrigatoriamente, antes do envio do Resumo: ( X ) Aceito as normas descritas para envio e apresentação de Trabalhos Científicos para o I CONGRESSO URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE ALAGOAS; as quais não questionarei ou acionarei a comissão dos trabalhos científicos do congresso, ou qualquer outro órgão, caso meu resumo não seja aceito ou não for classificado para apresentação.

ESTE DOCUMENTO TEM VALOR PARA O I CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE ALAGOAS.

  • Urgência/Emergência Pediátrica
  • Urgência/Emergência Adulto
  • Pré-Hospitalar
  • Intra-Hospitalar

Comissão Organizadora

Anne karolline Silva Santos 

Comissão Científica

Nadja Goncalves Magali

Deniele Canavarro

Bruno de Luna

Linconl Vitor Santos 

Marso Leonardo Victorian Paiva Clement

Para informações sobre anais e artigos, segue o nosso contato:

E-mail: cursoseeventosprime@gmail.com

Tel.: (79) 9.9855-0714

Por se tratar da priemira edição do Congresso de Urgência e Emergência de Alagoas não houve edições anterioes.