Introdução: Com o crescimento desordenado das cidades e o aumento populacional, a mobilidade urbana está cada vez complexa, dificultando o atendimento de saúde rápido por via terrestre. Outra problemática destes tipos de viaturas é a impossibilidade de acesso a lugares remotos ou que seu acesso se torne difícil ariscando a segurança da equipe1. Sabendo-se que a sobrevida de um paciente crítico está diretamente relacionada com a rapidez com que é submetido ao tratamento definitivo adequado2 o serviço aéreomédico vem a garantir a eficiência e agilidade a assistência pré-hospitalar de vítimas de trauma, bem como no transporte de pacientes clínicos, em que o tempo é fundamental para a continuidade ou tratamento definitivo, como exemplo pacientes que sofreram um infarto. É possível por meio deste transporte diminuir as mortes evitáveis, reduzindo sequelas e melhorando a sobrevida dos usuários que foram atendidos3. Logo, essas ações trazem benefícios à população pelo seu tempo-resposta reduzido e acesso a áreas, muitas vezes, inviabilizadas por meios de transporte terrestre4. O transporte aéreo de pacientes iniciou-se no período de guerra em 1870, ainda com balões, devido à necessidade de remover soldados feridos dos campos de batalha para um local apropriado ao atendimento em tempo hábil5. Apenas nas guerras da Coréia e Vietnã se reconheceu o transporte aeromédico como a melhor forma de prestar socorro rápido configurando-se no melhor método de transporte de feridos4. Em Alagoas, o serviço aeromédico teve início no dia 10 de maio de 2010, com equipe composta por piloto, médico e bombeiro. A partir de 01 de Dezembro de 2012, o enfermeiro integra a equipe do Serviço, baseado na Portaria 2.048 de 2002, equipe esta que atua durante o período diurno diariamente, e é responsável pelo atendimento médico a vítimas de difícil ou remoto acesso, e pela necessidade rápida de Suporte Avançado dentro do Estado de Alagoas ou transferências para outros estados próximos. Atualmente está em uso 01 aeronave, helicóptero, modelo Esquilo AS-350, utilizado em múltiplas missões compreendendo resgate Aeromédico em acidentes, Resgate do Corpo de Bombeiros, Transporte Inter-Hospitalar de pacientes críticos e missões de Busca e Salvamento, servindo aos alagoanos com competência e efetividade. Objetivo: Caracterizar o perfil das ocorrências do serviço aeromédico de Alagoas. Método: Trata-se de uma pesquisa documental, retrospectivo, com abordagem quantitativa, desenvolvida no serviço aeromédico do estado de Alagoas, nas quais foram analisadas 204 fichas de ocorrências. Foram consideradas as variáveis sexo, faixa etária, ocorrência/mês e natureza da ocorrência. Resultados: As ocorrências avaliadas foram do período de Janeiro a Dezembro do ano 2017. Nesse ano, foram estudadas 204 fichas, com média de 17 atendimentos mensais. Dos voos, 43% (88) foram de resgate, 36% (74) transferências e 21% (42) busca e salvamento. No que diz respeito a natureza das ocorrências, houve predomínio de eventos de trauma, com 62% (100) dos atendimentos, seguido de clínico com 38% (62). Dentre as causas externas, os acidentes de trânsito 71% (59) ocorreram com maior incidência, seguido de afogamentos 21% (17). Dentre estes acidentes atendidos, destacam-se as 58% (34) colisões automobilísticas, 20% (12) capotamento, 12% (07) tombamento, 7% (4) os atropelamentos e 3% (2) acidentes envolvendo motociclistas. Predomínio de atendimento de 59% (96) de vítimas do sexo masculino, estando 25% (41) com faixa etária 40 – 59 de idade. É valido constar uma ausência significativa deste dado em 19% (32) dos relatórios. As transferências inter-hospitalares foram segmentadas em clínicas e traumáticas. O total de pacientes transferidos via helicóptero foram 74, sendo 80% (59) de natureza clínica e 20% (15) de natureza traumática. Neste período, a aeronave se deslocou para 51 municípios distintos e para 02 Estados. A localidade com maior número de ocorrências foi o município de Maragogi com 07% (12), pertencente a microrregião do litoral norte alagoano. Quanto a taxa de ocorrência/mês, dezembro apresentou o maior número de atendimentos, 16% (26). Conclusão: O resgate aeromédico é uma importante ferramenta de atendimento, especialmente com as condições caóticas de trânsito atualmente, pois encurta o tempo de chegada ao local da ocorrência, assim como o deslocamento para local de tratamento definitivo. O conhecimento do perfil de atendimento traz contribuições relevantes para o direcionamento, planejamento e a implementação da assistência a esse público em situação de urgência atendido por este serviço, corroborando para melhora da assistência já prestada.
Esse é o anais do I Congresso de Urgência e Emergência de Alagoas, realizado nos dias 09 e 10 de novembro de 2018 pela Prime Cursos e Eventos em Macceió-AL.
O evento contou com a presença de mais de 400 congressistas de diverssos estados e regiões. Foram submitidos mais de 50 trabalhos, sendo apresentados 16 trabalhos cientifícos durante o congresso.
A publicação dos anais é uma parceria da Prime Cursos e Eventos com Revista Científica: Journal Health Connections - Estácio.
Informações sobre o evento e o artigos:
E-mail: crusoseeventosprime@gmail.com
Tel.: (79) 9.9855-0714
I. DISPOSIÇÕES GERAIS
1. Será aceito apenas 1 (um) trabalho por pessoa como PRIMEIRO AUTOR.
2. O número máximo de pessoas por trabalho é de 5 (cinco) pessoas (1 autor e 4 coautores).
3. Os trabalhos serão apresentados unicamente em formato de PÔSTER IMPRESSO.
4. O primeiro autor e/ou o apresentador do TRABALHO ACEITO para apresentação em pôster deverão estar com suas inscrições realizadas no congresso.
5. Cada trabalho poderá ser inscrito em APENAS 1 (UMA) das categorias, segundo determinação dos próprios autores.
6. Fica resguardado o direito a PRIME CURSOS E EVENTOS de publicar os trabalhos científicos em seu site, jornal e outras mídias, assim como fotos de seus autores, para fins exclusivamente de divulgação do congresso, não cabendo ônus financeiro e/ou trabalhista por parte da empresa aos autores e coautores dos trabalhos.
II. DOS PRAZOS
1. A data limite e improrrogável para o envio dos trabalhos será até às 23:59h do dia 30 DE SETEMBRO DE 2018. Após esta data as inscrições serão consideradas ENCERRADAS.
2. Resultados da avaliação, aceite e seleção dos trabalhos aprovados pela comissão científica do congresso: a partir de 15 de outubro de 2018.
III. DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
1. Os trabalhos deverão ser submetidos, ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE, via on-line por meio do formulário eletrônico disponível em Submissão de Trabalhos que pode ser acessado no site www.primecursoseeventos.com.br
2. Os resumos deverão ser ajustados ao tamanho padrão (no máximo 2.500 caracteres).
3. Deverão ser apresentados em Fonte Arial ou Times New Roman , Tamanho 10, com espaçamento simples.
4. Os trabalhos devem abordar temas relacionados à área de Urgência e Emergência nas seguintes áreas: Pré-hospitalar, Intra-Hospitalar, Urgência e Emergência Adulto, Urgência e Emergência Pediátrica.
5. O resumo que será SUBMETIDO deverá ser estruturado contendo os itens abaixo especificados:
5.1. Campo “Título do Trabalho”
5.1.1. Título do Trabalho, em letras MAIÚSCULAS.
5.2. Campo “Autores”
5.2.1. A identificação dos autores deverá conter o nome e sobrenome (sem abreviaturas);
5.3. Campo “Resumo do Trabalho” (máximo 2.500 caracteres com espaço) ? Texto estruturado contendo:
5.3.1. Introdução, Objetivos, Método, Resultados/Discussão e Conclusão;
5.3.2. Texto em Parágrafo único;
5.3.3. Texto corrido;
5.3.4. Não conter os nomes dos autores;
5.3.5. Não inserir Referências Bibliográficas no Campo Resumo;
5.3.6. Não inserir figuras, tabelas e gráficos no Resumo. ATENÇÃO: AO SUBMETER O RESUMO O AUTOR DEVERÁ ANEXAR O TRABALHO COMPLETO EM PDF, INCLUINDO OS AUTORES COM NOME COMPLETO, EMAIL, INSTITUIÇÃO VINCULADA, URL DO CURRÍCULO LATTES E REFERÊNCIAS UTILIZADAS NO TRABALHO.
6. O autor deverá escolher a categoria que irá submeter o trabalho: ESTUDO DE CAMPO, RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA.
7. APÓS A SUBMISSÃO DO RESUMO NÃO SERÃO PERMITIDAS INCLUSÕES E/OU RETIRADAS DE AUTORES DO TRABALHO.
IV. DA COMISSÃO JULGADORA
1. Os trabalhos serão avaliados pela comissão científica do evento supervisionado pela PRIME CURSOS E EVENTOS.
2. Fica a critério da comissão científica julgar como DEFERIR OU NÃO DEFERIDO o resumo, segundo os critérios aqui estabelecidos.
3. A comissão científica do congresso, resguarda-se ao direito de NÃO REVER trabalhos que não foram aceitos.
V. DAS NORMAS ESPECÍFICAS DA MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO (PÔSTER)
1. É absolutamente necessário que o autor e/ou o apresentador(a) do trabalho estejam inscritos no congresso.
2. Os trabalhos selecionados para exposição em pôster serão apresentados em forma visual, afixados em local específico e o relator do trabalho deverá permanecer no local indicado durante todo o horário determinado para sua explanação.
3. A confecção, a colocação no local indicado e os cuidados com os PÔSTERES são de responsabilidade única e exclusiva dos autores, não cabendo a PRIME CURSOS E EVENTOS ônus algum relacionados à danos e extravios dos mesmos.
4. O pôster deverá seguir as seguintes configurações:
? Orientação RETRATO, com dimensões são de 120 cm x 90 cm;
? A fonte ser em Arial ou Times New Roman e deverá permitir boa leitura a uma distância de 1 metro;
? Título em negrito e caixa alta;
? Escrever os nomes dos autores por extenso e separado por vírgulas. O nome do apresentador deverá estar identificado em Negrito.
? No pôster pode conter figuras e tabelas;
? Referências: em caixa menor que dos textos acima, seguindo método ABNT;
? A cor do plano de fundo do pôster será de livre escolha dos autores, entretanto sugerimos fundo branco.
5. O pôster deve ser confeccionado incluindo as seguintes sessões: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Discussão e Referências.
6. Em se tratando de trabalho na categoria RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA, no local do tópico “Resultados”, deverá vir a descrição do caso/experiência.
7. O tempo destinado à apresentação será de 5 (cinco) minutos.
VI. DOS CRITÉRIOS PARA ACEITE
1. Serão aceitos 40 (quarenta) trabalhos para a modalidade de apresentação em pôster para congresso.
2. A comunicação da CONFIRMAÇÃO de seleção dos trabalhos será através da CARTA ACEITE que os autores receberão no e-mail e constará Tema, Data e Horário da Apresentação no Evento – PÔSTER.
VII. DA CERTIFICAÇÃO
1. Os certificados estarão disponíveis no site do congresso até dez dias após o término do evento.
2. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, constando o nome do apresentador e co-autor(es), citando o nome do trabalho e a forma de apresentação.
3. Na ausência de apresentação do trabalho para o avaliador, NÃO será emitido o certificado.
VIII. EXEMPLO PARA SUBEMETER
O RESUMO Título do Trabalho – TODO O TÍTULO EM LETRAS MAIÚSCULAS – LETRA TIMES ou ARIAL - NEGRITO - FONTE 12 Exemplo: PRIME CURSOS E EVENTOS: I CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE ALAGOAS No Resumo Completo Anexado – colocar dados de todos autores – Nome Completo – Instituição Vinculada – Email – URL Currículo Lattes. Letra Times – Tamanho 8 Fulano da Silva Faculdade Prime, Brasil fulanodasilva@prime.com.br http://lattes.cnpq.br/00000000000000000 “Resumo do Trabalho” (máximo 2.500 caracteres com espaço) – Letra Times ou Arial - 10 – Texto corrido – Espaço entre linhas 1,0 – Não colocar título – Identificar: Introdução – Objetivo(s) – Método – Resultados – Conclusão. EXEMPLO: Introdução: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx¹ xxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxxx xxxxxx xxxxxx xxxxx xxxxxxxxx xxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxx xxxxx xxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxx xx xx xxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxx xx xx². Objetivos: xxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx, xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx. Método: xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxx xx xx xxxx xxxxxxx xxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx. Resultados: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxx xxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxx xxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx³ xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxx xxxx xxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxx xxx xxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxx xxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Conclusão: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxx xxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxx xx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxx xxxx xxxxx xxxxxxxx Campo “Referências” (ABNT) – Colocar as referências enumeradas do texto 1 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 3 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Categorias – Escolher apenas 01 categoria – assinalar com um “X”
( X ) ESTUDO DE CAMPO ( ) RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA
Aceite das normas – O AUTOR deve assinalar com um X no campo abaixo, obrigatoriamente, antes do envio do Resumo: ( X ) Aceito as normas descritas para envio e apresentação de Trabalhos Científicos para o I CONGRESSO URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE ALAGOAS; as quais não questionarei ou acionarei a comissão dos trabalhos científicos do congresso, ou qualquer outro órgão, caso meu resumo não seja aceito ou não for classificado para apresentação.
ESTE DOCUMENTO TEM VALOR PARA O I CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE ALAGOAS.
Comissão Organizadora
Anne karolline Silva Santos
Comissão Científica
Nadja Goncalves Magali
Deniele Canavarro
Bruno de Luna
Linconl Vitor Santos
Marso Leonardo Victorian Paiva Clement
Para informações sobre anais e artigos, segue o nosso contato:
E-mail: cursoseeventosprime@gmail.com
Tel.: (79) 9.9855-0714
Por se tratar da priemira edição do Congresso de Urgência e Emergência de Alagoas não houve edições anterioes.