Introdução: O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foi criado em 1998, inicialmente como Central de Regulação de Leitos (CRL), o Serviço de Atendimento, recebendo apenas em 16 de dezembro de 2003 a nova nomenclatura, através da Resolução 68 da Comissão Intergetores Bipartite (CIB). O SAMU alagoano é um dos únicos do País que oferece o serviço em todo o território alagoano, com uma Base Descentralizada a cada 30 km, visando oferecer a população um atendimento pré-hospitalar eficiente1. Objetivo: Identificar ligações recebidas com trotes para o SAMU de Alagoas no ano de 2018. Método: O trabalho envolveu análise de dados de sites oficiais do município e estado. Resultados: Pesquisaram-se os sites oficiais do estado e capital, referentes à disponibilidade dos dados, com resultado frustro, pois apenas um site tinha informações sobre as ligações recebidas pelo SAMU- AL, disponibilizado pela Secretaria de saúde do estado de Alagoas. Entre o período de janeiro a agosto de 2018 o SAMU recebeu 980 ligações, onde 451(46%) foram trotes e 529 verídicas, (54%). Apesar do trote ainda não ser, considerado como crime, ele representa uma conduta condenável, pois este gera transtornos para os serviços de emergência, com prejuízos para a sociedade como um todo. Essa ação criticável traz duplo prejuízo à sociedade. Visto que, mobilizam-se desnecessariamente recursos que têm alto custo para a sociedade e uma emergência real deixa de ser atendida, colocando, assim, patrimônios e vidas em risco. Conclusão: O trote afeta, não apenas a população que necessita de um serviço de emergência, mas também outros órgãos e entidades públicas. Pois todos estes sofrem um indiscutível prejuízo ao saírem para realizar um atendimento falso. Para mudar esse panorama e reduzir o numero de trotes é necessário o desenvolvimento de projetos que visem orientar a população sobre a importância e o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Esse é o anais do I Congresso de Urgência e Emergência de Alagoas, realizado nos dias 09 e 10 de novembro de 2018 pela Prime Cursos e Eventos em Macceió-AL.
O evento contou com a presença de mais de 400 congressistas de diverssos estados e regiões. Foram submitidos mais de 50 trabalhos, sendo apresentados 16 trabalhos cientifícos durante o congresso.
A publicação dos anais é uma parceria da Prime Cursos e Eventos com Revista Científica: Journal Health Connections - Estácio.
Informações sobre o evento e o artigos:
E-mail: crusoseeventosprime@gmail.com
Tel.: (79) 9.9855-0714
I. DISPOSIÇÕES GERAIS
1. Será aceito apenas 1 (um) trabalho por pessoa como PRIMEIRO AUTOR.
2. O número máximo de pessoas por trabalho é de 5 (cinco) pessoas (1 autor e 4 coautores).
3. Os trabalhos serão apresentados unicamente em formato de PÔSTER IMPRESSO.
4. O primeiro autor e/ou o apresentador do TRABALHO ACEITO para apresentação em pôster deverão estar com suas inscrições realizadas no congresso.
5. Cada trabalho poderá ser inscrito em APENAS 1 (UMA) das categorias, segundo determinação dos próprios autores.
6. Fica resguardado o direito a PRIME CURSOS E EVENTOS de publicar os trabalhos científicos em seu site, jornal e outras mídias, assim como fotos de seus autores, para fins exclusivamente de divulgação do congresso, não cabendo ônus financeiro e/ou trabalhista por parte da empresa aos autores e coautores dos trabalhos.
II. DOS PRAZOS
1. A data limite e improrrogável para o envio dos trabalhos será até às 23:59h do dia 30 DE SETEMBRO DE 2018. Após esta data as inscrições serão consideradas ENCERRADAS.
2. Resultados da avaliação, aceite e seleção dos trabalhos aprovados pela comissão científica do congresso: a partir de 15 de outubro de 2018.
III. DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
1. Os trabalhos deverão ser submetidos, ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE, via on-line por meio do formulário eletrônico disponível em Submissão de Trabalhos que pode ser acessado no site www.primecursoseeventos.com.br
2. Os resumos deverão ser ajustados ao tamanho padrão (no máximo 2.500 caracteres).
3. Deverão ser apresentados em Fonte Arial ou Times New Roman , Tamanho 10, com espaçamento simples.
4. Os trabalhos devem abordar temas relacionados à área de Urgência e Emergência nas seguintes áreas: Pré-hospitalar, Intra-Hospitalar, Urgência e Emergência Adulto, Urgência e Emergência Pediátrica.
5. O resumo que será SUBMETIDO deverá ser estruturado contendo os itens abaixo especificados:
5.1. Campo “Título do Trabalho”
5.1.1. Título do Trabalho, em letras MAIÚSCULAS.
5.2. Campo “Autores”
5.2.1. A identificação dos autores deverá conter o nome e sobrenome (sem abreviaturas);
5.3. Campo “Resumo do Trabalho” (máximo 2.500 caracteres com espaço) ? Texto estruturado contendo:
5.3.1. Introdução, Objetivos, Método, Resultados/Discussão e Conclusão;
5.3.2. Texto em Parágrafo único;
5.3.3. Texto corrido;
5.3.4. Não conter os nomes dos autores;
5.3.5. Não inserir Referências Bibliográficas no Campo Resumo;
5.3.6. Não inserir figuras, tabelas e gráficos no Resumo. ATENÇÃO: AO SUBMETER O RESUMO O AUTOR DEVERÁ ANEXAR O TRABALHO COMPLETO EM PDF, INCLUINDO OS AUTORES COM NOME COMPLETO, EMAIL, INSTITUIÇÃO VINCULADA, URL DO CURRÍCULO LATTES E REFERÊNCIAS UTILIZADAS NO TRABALHO.
6. O autor deverá escolher a categoria que irá submeter o trabalho: ESTUDO DE CAMPO, RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA.
7. APÓS A SUBMISSÃO DO RESUMO NÃO SERÃO PERMITIDAS INCLUSÕES E/OU RETIRADAS DE AUTORES DO TRABALHO.
IV. DA COMISSÃO JULGADORA
1. Os trabalhos serão avaliados pela comissão científica do evento supervisionado pela PRIME CURSOS E EVENTOS.
2. Fica a critério da comissão científica julgar como DEFERIR OU NÃO DEFERIDO o resumo, segundo os critérios aqui estabelecidos.
3. A comissão científica do congresso, resguarda-se ao direito de NÃO REVER trabalhos que não foram aceitos.
V. DAS NORMAS ESPECÍFICAS DA MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO (PÔSTER)
1. É absolutamente necessário que o autor e/ou o apresentador(a) do trabalho estejam inscritos no congresso.
2. Os trabalhos selecionados para exposição em pôster serão apresentados em forma visual, afixados em local específico e o relator do trabalho deverá permanecer no local indicado durante todo o horário determinado para sua explanação.
3. A confecção, a colocação no local indicado e os cuidados com os PÔSTERES são de responsabilidade única e exclusiva dos autores, não cabendo a PRIME CURSOS E EVENTOS ônus algum relacionados à danos e extravios dos mesmos.
4. O pôster deverá seguir as seguintes configurações:
? Orientação RETRATO, com dimensões são de 120 cm x 90 cm;
? A fonte ser em Arial ou Times New Roman e deverá permitir boa leitura a uma distância de 1 metro;
? Título em negrito e caixa alta;
? Escrever os nomes dos autores por extenso e separado por vírgulas. O nome do apresentador deverá estar identificado em Negrito.
? No pôster pode conter figuras e tabelas;
? Referências: em caixa menor que dos textos acima, seguindo método ABNT;
? A cor do plano de fundo do pôster será de livre escolha dos autores, entretanto sugerimos fundo branco.
5. O pôster deve ser confeccionado incluindo as seguintes sessões: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Discussão e Referências.
6. Em se tratando de trabalho na categoria RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA, no local do tópico “Resultados”, deverá vir a descrição do caso/experiência.
7. O tempo destinado à apresentação será de 5 (cinco) minutos.
VI. DOS CRITÉRIOS PARA ACEITE
1. Serão aceitos 40 (quarenta) trabalhos para a modalidade de apresentação em pôster para congresso.
2. A comunicação da CONFIRMAÇÃO de seleção dos trabalhos será através da CARTA ACEITE que os autores receberão no e-mail e constará Tema, Data e Horário da Apresentação no Evento – PÔSTER.
VII. DA CERTIFICAÇÃO
1. Os certificados estarão disponíveis no site do congresso até dez dias após o término do evento.
2. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, constando o nome do apresentador e co-autor(es), citando o nome do trabalho e a forma de apresentação.
3. Na ausência de apresentação do trabalho para o avaliador, NÃO será emitido o certificado.
VIII. EXEMPLO PARA SUBEMETER
O RESUMO Título do Trabalho – TODO O TÍTULO EM LETRAS MAIÚSCULAS – LETRA TIMES ou ARIAL - NEGRITO - FONTE 12 Exemplo: PRIME CURSOS E EVENTOS: I CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE ALAGOAS No Resumo Completo Anexado – colocar dados de todos autores – Nome Completo – Instituição Vinculada – Email – URL Currículo Lattes. Letra Times – Tamanho 8 Fulano da Silva Faculdade Prime, Brasil fulanodasilva@prime.com.br http://lattes.cnpq.br/00000000000000000 “Resumo do Trabalho” (máximo 2.500 caracteres com espaço) – Letra Times ou Arial - 10 – Texto corrido – Espaço entre linhas 1,0 – Não colocar título – Identificar: Introdução – Objetivo(s) – Método – Resultados – Conclusão. EXEMPLO: Introdução: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx¹ xxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxxx xxxxxx xxxxxx xxxxx xxxxxxxxx xxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxx xxxxx xxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxx xx xx xxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxx xx xx². Objetivos: xxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx, xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx. Método: xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxx xx xx xxxx xxxxxxx xxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx. Resultados: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxx xxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxx xxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx³ xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxx xxxx xxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxx xxx xxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxx xxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Conclusão: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxx xxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxx xx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxx xxxx xxxxx xxxxxxxx Campo “Referências” (ABNT) – Colocar as referências enumeradas do texto 1 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 3 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Categorias – Escolher apenas 01 categoria – assinalar com um “X”
( X ) ESTUDO DE CAMPO ( ) RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA
Aceite das normas – O AUTOR deve assinalar com um X no campo abaixo, obrigatoriamente, antes do envio do Resumo: ( X ) Aceito as normas descritas para envio e apresentação de Trabalhos Científicos para o I CONGRESSO URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE ALAGOAS; as quais não questionarei ou acionarei a comissão dos trabalhos científicos do congresso, ou qualquer outro órgão, caso meu resumo não seja aceito ou não for classificado para apresentação.
ESTE DOCUMENTO TEM VALOR PARA O I CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE ALAGOAS.
Comissão Organizadora
Anne karolline Silva Santos
Comissão Científica
Nadja Goncalves Magali
Deniele Canavarro
Bruno de Luna
Linconl Vitor Santos
Marso Leonardo Victorian Paiva Clement
Para informações sobre anais e artigos, segue o nosso contato:
E-mail: cursoseeventosprime@gmail.com
Tel.: (79) 9.9855-0714
Por se tratar da priemira edição do Congresso de Urgência e Emergência de Alagoas não houve edições anterioes.