A LIGA ACADÊMICA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA COMO FERRAMENTA IMPORTANTE DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO

  • Autor
  • Edvânia Maria dos Santos
  • Co-autores
  • Ana Beatriz de Melo Calado , Douglas de Oliveira Subrinho , Thays Winny Inácio Martins , Hulda Alves de Araújo Tenório
  • Resumo
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    Introdução: A área da urgência e emergência é considerada um importante componente na saúde. Sua demanda em serviços é crescente, devido a fatores sociais existentes, como acidentes em geral ou violência. Os estabelecimentos que prestam esses serviços devem funcionar 24 horas por dia, e é a mais conhecida porta de entrada do sistema de saúde.1 De acordo com a Portaria n° 354 de 10 de março de 2014, urgência é definida como uma situação não prevista, mas que não culmina em risco potencial à vida. E emergência é tida como uma condição que vem acompanhada de sofrimento, de modo a poder desenvolver risco iminente de morte.2 A forma de ofertar a assistência de urgência e emergência pode dar-se a nível hospitalar, na média complexidade, ou até no atendimento pré-hospitalar, sendo fundamental a capacidade dos indivíduos, principalmente dos profissionais de saúde, estarem em contato constante com as reais situações que necessitem de uma atuação rápida e precisa.3 Assim, nota-se uma importância maior no que tange da parte acadêmica, para a criação de projetos de extensão, ligas acadêmicas ou workshops que são contribuintes fundamentais na formação do discente, pois parecem favorecer significativamente no desenvolvimento científico, ativando o olhar crítico e a aquisição de competências e habilidades. A liga acadêmica, que é o foco principal do artigo, consiste em um grupo de alunos com interesses sobre uma determinada área em comum, que junto a um tutor docente, reúnem-se para discussões acerca desses assuntos que englobam a temática, na perspectiva de explorar e se aproximar de profissionais que estejam na ativa e que sejam referência na área.4 A liga acadêmica em questão, é a Liga Acadêmica de Urgência e Emergência Multidisciplinar (LAUEM), do Centro Universitário CESMAC. A princípio, composta por graduandos do curso de enfermagem, orientados por uma docente da própria instituição. A LAUEM tem por objetivo, o desenvolvimento, a promoção e a difusão de conhecimentos acerca da área de urgência e emergência, de forma a contribuir para a formação acadêmica e profissional dos alunos a ela vinculados. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi descrever o efeito das atividades oferecidas pela liga acadêmica no conhecimento adquirido pelos seus participantes. Metodologia: Trata-se de um estudo prospectivo, do tipo relato de experiência, em que alunos da graduação da área da saúde, que compõem a liga acadêmica de urgência e emergência multidisciplinar (LAUEM) do Centro Universitário Cesmac, puderam pontuar suas atividades após um período de atuação na liga. A mesma tem como ideal, associar sua produtividade acadêmica, domínio e compreensão do assunto proposto, de forma a contar ainda com produção científica e participação em ações após tornarem-se ligantes. As atividades iniciaram em maio de 2018 e a princípio contava somente com alunos da graduação de enfermagem do CESMAC. Posteriormente, novas vagas foram abertas e então alunos de outros cursos da área e de outras IES, tiveram a oportunidade de participar. A proposta da liga é levar a todos os alunos, desde o início da graduação, o conhecimento básico a respeito de urgência e emergência/primeiros socorros, visto que, na grade curricular das instituições, essa temática apenas é vista no final do curso. Logo, podem participar da extensão, acadêmicos de todos os cursos da área da saúde, a partir do primeiro período letivo.  Os encontros são quinzenais, com aulas expositivas e práticas focadas no tema central da liga e que são ministradas por professores ou especialistas. Há também reuniões administrativas com a diretoria, organização de workshops, atuação em ações voltadas a orientação e conscientização sobre urgência e emergência a funcionários no âmbito da saúde – LACEN. Resultados: Além da importância para promover o conhecimento dos participantes, como evidenciado pelo incremento de nota no presente artigo, análises sobre a temática demonstram outros benefícios das atividades extracurriculares, como integração com colegas, suplementação do bem-estar, atendimento a indagações profissionais, maior contato com a sociedade de maneira que promove saúde e transformação social, ampliação do senso crítico e raciocínio científico.5 Durante esses quatro meses de fundação a LAUEM já realizou dois eventos importantes, dentre eles uma ação desenvolvida com os funcionários do Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN.  As atividades desenvolvidas foram a de aferição de pressão arterial e, a partir dela, abordou-se aspectos sobre síncope, desmaio e epistaxe, ampliando a prática da educação em saúde e favorecendo as medidas de promoção a saúde para os funcionários. Um dos meios fortalecedores para essa aproximação é às práticas de educação em saúde que podem transversalizar todos os envolvidos no contexto, como profissionais, gestores e usuários desenvolvendo e estimulando a “capacidade de ensinar, aprender, aprender a aprender e aprender a ensinar”, ampliando assim o cuidado em uma perspectiva mais humana e integral. Evidencia-se com esta prática, a necessidade de ir além dos muros da faculdade e do sistema de saúde, para atuar em diferentes locais de aprendizado.6 Outro evento realizado diz respeito a um workshop, que tratou do tema “primeiros socorros”, evento esse que foram disponibilizadas algumas vagas para alunos que ainda não fazem parte da liga, o que deu oportunidade para aqueles que são leigos no assunto, adquirirem mais conhecimento. O evento foi dividido em teoria e prática. Os assuntos abordados compreenderam temas como síncope, epistaxe, engasgo, convulsão, parada cardíaca, entre outros. Para tornar o evento mais dinâmico, os integrantes da liga, juntamente com a tutora, articularam uma representação artística para tratar dos casos clínicos com os temas citados, tal método descontraído favoreceu significativamente o ensino e aprendizagem na temática de primeiros socorros. Houve a participação de uma convidada especial que é enfermeira do Serviço de Atenção Móvel de Urgência – SAMU, que levou aos participantes situações comuns do dia a dia e também alguns métodos para um “socorro” que um leigo vem a intervir sem os materiais próprios. Exemplo, um leigo se depara com uma situação de fratura na rua. Como proceder enquanto aguarda o serviço de urgência? Sobre isso, apesar de sua relevância no país, o ensino de primeiros socorros ainda é pouco difundido, o desconhecimento sobre o tema e o auxílio a vítimas em situações de urgência ou emergência, dar-se apenas pelo impulso da solidariedade, sem treinamento adequado, o que pode causar danos irreparáveis.6 Percebe-se ainda, que nem sempre esse conhecimento está presente na formação e nem no cotidiano dos profissionais de saúde. Contudo, é preciso ofertar meios que aperfeiçoem e capacitem tais sujeitos para essas situações, não desmembrando a temática do currículo acadêmico e da educação permanente das profissões em saúde. É possível fomentar o conhecimento a partir de uma necessidade real, sendo a atuação com práticas e temáticas comuns, uma proposta que pode ser iniciada durante a graduação. Através de experiências com graduandos é possível desenvolver o aprendizado de forma construtiva e libertadora, permitindo aos sujeitos respostas sobre seus questionamentos e uma percepção precisa do cuidado ofertado.7 A LAUEM vem proporcionando um maior comprometimento dos ligantes, aprofundando os conhecimentos sobre suporte básico de vida, pré e pós-hospitalar e maior aplicabilidade dos conteúdos. A interação entre alunos de diferentes cursos e períodos promoveu uma troca de experiências e valores que dificilmente poderia ocorrer no dia a dia recheado de atividades práticas. Sabe-se da importância de uma equipe interdisciplinar na saúde para oferecer um atendimento de qualidade. “A interdisciplinaridade é definida, no sentido amplo, como uma interação entre duas disciplinas, que pode ir da simples comunicação de ideias até a integração mútua de conceitos”. Pode ser enquadrada no campo de prática individual, e representa uma “atitude de espírito, feita de curiosidade, abertura, senso de aventura e descoberta”; e, como prática coletiva, pautada pela abertura ao dialogo no trabalho em equipe etc.8 É o grau mais avançado de relação entre as disciplinas, se for analisado o critério de real entrosamento entre elas. Nesse caso, se estabelecem relações menos verticais entre as diferentes disciplinas, que passam a compartilhar uma mesma plataforma de trabalho, utilizando conceitos em comum. Deve-se perceber que, nesta perspectiva, não ocorre simples justaposição ou complementação entre os elementos disciplinares, e sim uma nova combinação de elementos internos e o estabelecimento de trocas entre os campos em torno de uma tarefa a ser desempenhada em conjunto.9 As atividades de pesquisa têm sido de grande valia para a formação no campo da saúde, pois, favorecem a capacidade crítica e maturidade científica, e, de modo geral, o ambiente da LAUEM tem estimulado os alunos a desenvolverem projetos de iniciação científica. As atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas, incentivam e potencializam o senso crítico acadêmico e profissional, para servir a sociedade. A LAUEM não tem o objetivo de substituir a orientação ou o trabalho da própria universidade na formação dos acadêmicos, mas ela vem complementar o conhecimento científico/social e envolver o acadêmico com os problemas que vão além da sala de aula. Conclusão: Com base na explanação da importância das ligas acadêmicas, pode-se inferir que sua existência é essencial, pois enaltece e concede um diferencial entre os alunos que participam e os que ainda não tiveram a oportunidade. Ainda é possível também, o compartilhamento de conhecimentos trazidos de outras instituições de ensino superior pelos próprios alunos, o que torna tudo isso mais impetuoso. De tal forma, vê-se a necessidade de se ter a presença de tal extensão, que trabalha com uma metodologia ativa, de maneira a fornecer práticas e um conhecimento além do que é proporcionado na grade curricular da graduação. Assim, pode-se dizer que é uma maneira singular de agregar mais experiência aos futuros profissionais. Esperamos que mais projetos surjam com o mesmo objetivo, e que a liga seja um exemplo de forma prática para se moldar o aprendizado dos alunos.

  • Palavras-chave
  • Urgência, Emergência, Primeiros socorros, Educação em saúde
  • Área Temática
  • Urgência/Emergência Adulto
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Esse é o anais do I Congresso de Urgência e Emergência de Alagoas, realizado nos dias 09 e 10 de novembro de 2018 pela Prime Cursos e Eventos em Macceió-AL. 

O evento contou com a presença de mais de 400 congressistas de diverssos estados e regiões. Foram submitidos mais de 50 trabalhos, sendo apresentados 16 trabalhos cientifícos durante o congresso. 

 

A publicação dos anais é uma parceria da Prime Cursos e Eventos com Revista Científica: Journal Health Connections - Estácio.

 

Informações sobre o evento e o artigos: 

E-mail: crusoseeventosprime@gmail.com

Tel.: (79) 9.9855-0714

I. DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Será aceito apenas 1 (um) trabalho por pessoa como PRIMEIRO AUTOR.

2. O número máximo de pessoas por trabalho é de 5 (cinco) pessoas (1 autor e 4 coautores).

3. Os trabalhos serão apresentados unicamente em formato de PÔSTER IMPRESSO.

4. O primeiro autor e/ou o apresentador do TRABALHO ACEITO para apresentação em pôster deverão estar com suas inscrições realizadas no congresso.

5. Cada trabalho poderá ser inscrito em APENAS 1 (UMA) das categorias, segundo determinação dos próprios autores.

6. Fica resguardado o direito a PRIME CURSOS E EVENTOS de publicar os trabalhos científicos em seu site, jornal e outras mídias, assim como fotos de seus autores, para fins exclusivamente de divulgação do congresso, não cabendo ônus financeiro e/ou trabalhista por parte da empresa aos autores e coautores dos trabalhos.

 

II. DOS PRAZOS

1. A data limite e improrrogável para o envio dos trabalhos será até às 23:59h do dia 30 DE SETEMBRO DE 2018. Após esta data as inscrições serão consideradas ENCERRADAS.

2. Resultados da avaliação, aceite e seleção dos trabalhos aprovados pela comissão científica do congresso: a partir de 15 de outubro de 2018.

 

III. DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

1. Os trabalhos deverão ser submetidos, ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE, via on-line por meio do formulário eletrônico disponível em Submissão de Trabalhos que pode ser acessado no site www.primecursoseeventos.com.br

2. Os resumos deverão ser ajustados ao tamanho padrão (no máximo 2.500 caracteres).

3. Deverão ser apresentados em Fonte Arial ou Times New Roman , Tamanho 10, com espaçamento simples.

4. Os trabalhos devem abordar temas relacionados à área de Urgência e Emergência nas seguintes áreas: Pré-hospitalar, Intra-Hospitalar, Urgência e Emergência Adulto, Urgência e Emergência Pediátrica.

5. O resumo que será SUBMETIDO deverá ser estruturado contendo os itens abaixo especificados:

5.1. Campo “Título do Trabalho”

5.1.1. Título do Trabalho, em letras MAIÚSCULAS. 

5.2. Campo “Autores”

5.2.1. A identificação dos autores deverá conter o nome e sobrenome (sem abreviaturas);

5.3. Campo “Resumo do Trabalho” (máximo 2.500 caracteres com espaço) ? Texto estruturado contendo:

5.3.1. Introdução, Objetivos, Método, Resultados/Discussão e Conclusão;

5.3.2. Texto em Parágrafo único;

5.3.3. Texto corrido;

5.3.4. Não conter os nomes dos autores;

5.3.5. Não inserir Referências Bibliográficas no Campo Resumo;

5.3.6. Não inserir figuras, tabelas e gráficos no Resumo. ATENÇÃO: AO SUBMETER O RESUMO O AUTOR DEVERÁ ANEXAR O TRABALHO COMPLETO EM PDF, INCLUINDO OS AUTORES COM NOME COMPLETO, EMAIL, INSTITUIÇÃO VINCULADA, URL DO CURRÍCULO LATTES E REFERÊNCIAS UTILIZADAS NO TRABALHO.

6. O autor deverá escolher a categoria que irá submeter o trabalho: ESTUDO DE CAMPO, RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA.

7. APÓS A SUBMISSÃO DO RESUMO NÃO SERÃO PERMITIDAS INCLUSÕES E/OU RETIRADAS DE AUTORES DO TRABALHO.

 

IV. DA COMISSÃO JULGADORA

1. Os trabalhos serão avaliados pela comissão científica do evento supervisionado pela PRIME CURSOS E EVENTOS.

2. Fica a critério da comissão científica julgar como DEFERIR OU NÃO DEFERIDO o resumo, segundo os critérios aqui estabelecidos.

3. A comissão científica do congresso, resguarda-se ao direito de NÃO REVER trabalhos que não foram aceitos.

 

V. DAS NORMAS ESPECÍFICAS DA MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO (PÔSTER)

1. É absolutamente necessário que o autor e/ou o apresentador(a) do trabalho estejam inscritos no congresso. 

2. Os trabalhos selecionados para exposição em pôster serão apresentados em forma visual, afixados em local específico e o relator do trabalho deverá permanecer no local indicado durante todo o horário determinado para sua explanação.

3. A confecção, a colocação no local indicado e os cuidados com os PÔSTERES são de responsabilidade única e exclusiva dos autores, não cabendo a PRIME CURSOS E EVENTOS ônus algum relacionados à danos e extravios dos mesmos.

4. O pôster deverá seguir as seguintes configurações:

? Orientação RETRATO, com dimensões são de 120 cm x 90 cm;

? A fonte ser em Arial ou Times New Roman e deverá permitir boa leitura a uma distância de 1 metro;

? Título em negrito e caixa alta;

? Escrever os nomes dos autores por extenso e separado por vírgulas. O nome do apresentador deverá estar identificado em Negrito.

? No pôster pode conter figuras e tabelas;

? Referências: em caixa menor que dos textos acima, seguindo método ABNT;

? A cor do plano de fundo do pôster será de livre escolha dos autores, entretanto sugerimos fundo branco.

5. O pôster deve ser confeccionado incluindo as seguintes sessões: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Discussão e Referências.

6. Em se tratando de trabalho na categoria RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA, no local do tópico “Resultados”, deverá vir a descrição do caso/experiência.

7. O tempo destinado à apresentação será de 5 (cinco) minutos.

 

VI. DOS CRITÉRIOS PARA ACEITE

1. Serão aceitos 40 (quarenta) trabalhos para a modalidade de apresentação em pôster para congresso.

2. A comunicação da CONFIRMAÇÃO de seleção dos trabalhos será através da CARTA ACEITE que os autores receberão no e-mail e constará Tema, Data e Horário da Apresentação no Evento – PÔSTER.

 

VII. DA CERTIFICAÇÃO

1. Os certificados estarão disponíveis no site do congresso até dez dias após o término do evento.

2. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, constando o nome do apresentador e co-autor(es), citando o nome do trabalho e a forma de apresentação.

3. Na ausência de apresentação do trabalho para o avaliador, NÃO será emitido o certificado. 

 

VIII. EXEMPLO PARA SUBEMETER

O RESUMO Título do Trabalho – TODO O TÍTULO EM LETRAS MAIÚSCULAS – LETRA TIMES ou ARIAL - NEGRITO - FONTE 12 Exemplo: PRIME CURSOS E EVENTOS: I CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE ALAGOAS No Resumo Completo Anexado – colocar dados de todos autores – Nome Completo – Instituição Vinculada – Email – URL Currículo Lattes. Letra Times – Tamanho 8 Fulano da Silva Faculdade Prime, Brasil fulanodasilva@prime.com.br http://lattes.cnpq.br/00000000000000000 “Resumo do Trabalho” (máximo 2.500 caracteres com espaço) – Letra Times ou Arial - 10 – Texto corrido – Espaço entre linhas 1,0 – Não colocar título – Identificar: Introdução – Objetivo(s) – Método – Resultados – Conclusão. EXEMPLO: Introdução: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx¹ xxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxxx xxxxxx xxxxxx xxxxx xxxxxxxxx xxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxx xxxxx xxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxx xx xx xxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxx xx xx². Objetivos: xxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx, xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx. Método: xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxx xx xx xxxx xxxxxxx xxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx. Resultados: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxx xxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxx xxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx³ xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxx xxxx xxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxx xxx xxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxx xxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Conclusão: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxx xxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxx xx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxx xxxx xxxxx xxxxxxxx Campo “Referências” (ABNT) – Colocar as referências enumeradas do texto 1 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 3 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Categorias – Escolher apenas 01 categoria – assinalar com um “X”

( X ) ESTUDO DE CAMPO ( ) RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA

Aceite das normas – O AUTOR deve assinalar com um X no campo abaixo, obrigatoriamente, antes do envio do Resumo: ( X ) Aceito as normas descritas para envio e apresentação de Trabalhos Científicos para o I CONGRESSO URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE ALAGOAS; as quais não questionarei ou acionarei a comissão dos trabalhos científicos do congresso, ou qualquer outro órgão, caso meu resumo não seja aceito ou não for classificado para apresentação.

ESTE DOCUMENTO TEM VALOR PARA O I CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE ALAGOAS.

  • Urgência/Emergência Pediátrica
  • Urgência/Emergência Adulto
  • Pré-Hospitalar
  • Intra-Hospitalar

Comissão Organizadora

Anne karolline Silva Santos 

Comissão Científica

Nadja Goncalves Magali

Deniele Canavarro

Bruno de Luna

Linconl Vitor Santos 

Marso Leonardo Victorian Paiva Clement

Para informações sobre anais e artigos, segue o nosso contato:

E-mail: cursoseeventosprime@gmail.com

Tel.: (79) 9.9855-0714

Por se tratar da priemira edição do Congresso de Urgência e Emergência de Alagoas não houve edições anterioes.