O [6]-shogaol (6SH) é uma substância encontrada no gengibre (Zingiber officinale Roscoe) seco que apresenta diversas atividades biológicas, tais como: anti-inflamatória, antitumoral, antimicrobiana, antidiabética e anti-dislipidêmica. Embora seja uma substância com grande potencial terapêutico, apresenta baixa solubilidade em meio aquoso. O incremento de sua solubilidade poder ser atingido através do desenvolvimento de pré-formulações farmacêuticas utilizando ciclodextrinas (CDs). As CDs são ciclo-oligossacarídeos que vêm sendo utilizadas em medicamentos, alimentos e na agricultura, com o principal objetivo de melhorar a hidrossolubilidade de substâncias hidrofóbicas e consequentemente a sua biodisponibilidade. Desta forma, o objetivo deste estudo foi isolar e purificar o 6SH dos rizomas de Z. officinale e avaliar a influência da ?-ciclodextrina (?-CD) em sua solubilidade aquosa. O 6SH foi extraído do gengibre seco pela técnica de Soxhlet e em seguida isolado e purificado por cromatografia líquida clássica e cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). Posteriormente, seguindo a metodologia de Higuchi e Connors (1965), um diagrama de solubilidade de fases foi construído com o 6SH e a ?-CD (em água, à 25°C, 72 h) para avaliar a solubilidade desta substância na presença de ciclodextrina em diferentes concentrações. Para a quantificação do 6SH foi construída uma curva de calibração por CLAE e determinados os limites de detecção (LD=0,99 µg/mL) e de quantificação (LQ=0,33 µg/mL). Após o isolamento e purificação do 6SH, determinou-se o grau de pureza por CLAE (>95%) e a taxa de recuperação do processo de isolamento (78,43%). Utilizando a curva de calibração, Áreapico=12017.C6SH-1249,4, foi possível quantificar o 6SH na presença de diferentes concentrações de ?-CD e assim construir o diagrama de solubilidade, o qual apresentou perfil do tipo Ap. Este perfil sugere que uma molécula de 6SH interagiu com duas moléculas de ?-CD. Além disso, o diagrama de solubilidade nos permite estimar a constante de estabilidade do complexo (K1:2=367,40 M-1), que ficou dentro da faixa ideal para aplicações práticas. Observou-se um aumento significativo da solubilidade do 6SH (19 vezes) na maior concentração de ?-CD, o que pode ser explicado pela provável formação do complexo de inclusão 6SH/?-CD. Com estes resultados pode-se afirmar que a ?-CD é bastante promissora para aumentar a hidrossolubilidade e consequentemente a biodisponibilidade de moléculas hidrofóbicas, como o [6]-shogaol.
Os trabalhos aprovados pela Comissão Científica do I CONQSFAR constituem a presente publicação, ‘Anais do I Congresso de Química aplicada a Saúde e Farmácia’.
Com esta publicação, esperamos contribuir para o fomento do conhecimento científico divulgando pesquisas que venham ao encontro dos desafios e inovações da Química voltadas à Saúde e das Ciências Farmacêuticas.
Comissão Organizadora
Louhana Moreira Rebouças
Emília Maria Alves Santos
Thiago Moreira Melo
Breno Araújo Barbosa
Comissão Científica
Louhana Moreira Rebouças
Emília Maria Alves Santos
Maria do Socorro Pinheiro da Silva
Francisco Maurício Sales Cysne Filho
Pedro Miguel Cruz Sales
contato.conqsfar@gmail.com