As emulsões são a união de dois líquidos imiscíveis, onde gotas do primeiro líquido é incorporado no segundo. As emulsões binárias são classificadas em duas categorias: emulsões de óleo em água (O/A), e emulsões de água em óleo (A/O). As nanoemulsões são um conjunto de emulsões possuindo uma faixa de 20 à 500 nm de tamanho, e tendo várias aplicações industriais. Para ser preparado uma nanoemulsão, é necessário a utilização de um agente emulsificante (surfactante), que diminuirá a tensão superficial entre os líquidos, promovendo sua união. O objeto da presente trabalho trata-se da composição e da aplicação das nanoemulsões para uso como cosmético antioxidante. O amendoim (Arachis hypogaea L), oriundo da América do Sul possui em média 50% de óleo na composição de suas sementes, e sua extração pode ser de várias formas, mas a utilizada neste estudo foi através de prensagem mecânica. A quinoa (Chenopodium quinoa), tem origem nos Andes, possuindo uma quantidade de óleo variando entre 1,8 e 9,5%, sendo extraído pela técnica dos solventes polares. Esta semente possui uma rica quantidade de ácidos graxos essenciais e uma alta concentração de antioxidantes naturais. Os antioxidantes são utilizados na indústria de cosméticos para combater o excesso de radicais livres que são responsáveis por várias doenças cardiovasculares, câncer, etc. Foram produzidos três formulações de nanoemulsões para aplicação com potencial antioxidante, contendo Pluronic® F127 como sufactante, óleo de amendoim, óleo quinoa e álcool cetostearílico, que foi utilizado para a formulação de uma emulsão com baixa viscosidade. Foram preparadas 3 formulações com variação na quantidade dos óleos de amendoim e quinoa, e as emulsões foram preparadas pelo ultrasonicador de ponteira para líquidos. As nanoemulsões foram expostas a testes de estabilidade em duas temperaturas 4° e 25°C, e sendo avaliadas a cada 30 dias em um período de 3 meses. Estas possuíram variação em média no indicie de polidispersividade (PDI) entre 0,129 à 0,106, no diâmetro de 260 nm à 241 nm e no potencial zeta de -20 mV à -30 mV. As formulações mostraram em média 35 à 36% de atividade antioxidante. As formulações a base de óleo de amendoim e quinoa podem ser utilizados na indústria cosmética por possuir atividade antioxidante e boa estabilidade quanto ao seu diâmetro e pelos líquidos continuares homogêneos.
Os trabalhos aprovados pela Comissão Científica do I CONQSFAR constituem a presente publicação, ‘Anais do I Congresso de Química aplicada a Saúde e Farmácia’.
Com esta publicação, esperamos contribuir para o fomento do conhecimento científico divulgando pesquisas que venham ao encontro dos desafios e inovações da Química voltadas à Saúde e das Ciências Farmacêuticas.
Comissão Organizadora
Louhana Moreira Rebouças
Emília Maria Alves Santos
Thiago Moreira Melo
Breno Araújo Barbosa
Comissão Científica
Louhana Moreira Rebouças
Emília Maria Alves Santos
Maria do Socorro Pinheiro da Silva
Francisco Maurício Sales Cysne Filho
Pedro Miguel Cruz Sales
contato.conqsfar@gmail.com