INTRODUÇÃO: A paralisia cerebral abrange várias lesões no sistema nervoso central e suas consequências são determinadas de acordo com a região cerebral acometida, que possivelmente está em processo de desenvolvimento, podendo acontecer antes do nascimento da criança, durante o nascimento e nos primeiros meses da lactancia, estas lesões iram se apresentar na forma de transtornos motores. Diante disso, a fisioterapia atua relacionada ao grau de especificidade da criança com paralisia cerebral, estimulando simples atos como: levantar, caminhar, sentar e manusear objetos, favorecendo uma melhora na motricidade e fortalecimento muscular do paciente. OBJETIVO: Compreender e mostrar que a fisioterapia utiliza recursos que garante qualidade de vida e melhora das atividades diárias das crianças acometidas com paralisia cerebral. MÉTODOS: O presente estudo trata-se de uma revisão de caráter bibliográfico sobre Atuação da Fisioterapia Neurológica na Melhora da Motricidade em Crianças com Paralisia Cerebral. Foram coletados dados nas bases eletrônicas Scielo (Scientific Eletronic Library Online), Lilacs (Literatura Latino Americana) em artigos publicados entre 2010 a 2015, em inglês e português. Foram obtidos 15 artigos, dos quais foram utilizados 10 para esta pesquisa. Os Descritores em ciências da saúde utilizado foram: Fisioterapia; Tratamento; Paralisia Cerebral. Os critérios de inclusão utilizados foram: trabalhos completos originais publicados em revistas com o tema proposto na língua portuguesa e inglesa. Já os critérios de exclusão foram: artigos e resumos na língua espanhola, bem como textos incompletos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A fisioterapia desempenha papel importante no tratamento da encefalopatia utilizando métodos da equoterapia, que são atividades terapêuticas realizadas pelo movimento do montar ao cavalo aumentando o gasto energético durante a marcha e a função motora ampla da criança, principalmente o equilíbrio. Além disso, corrigir e prevenir deformidades nos membros superiores e inferiores é possível a partir de alongamentos e exercícios em conjunto com o método de Bobath que favorece a inibição dos reflexos primitivos e dos padrões patológicos de movimento. O método de Phelps, que se baseia na habilitação por etapas dos grupos musculares, até chegar a independência motora e ações complexas. O método de Kabat, baseado na utilização de estímulos proprioceptivos facilitadores das respostas motora, partindo de respostas reflexas e chegando à motricidade voluntária. Vale destacar, a importância da utilização das órteses suropodálicas como auxiliares a técnicas fisioterapêuticas no tratamento da criança PC, tendo em vista que elas proporcionam benefícios tanto no parâmetro qualitativos da marcha quanto no desempenho motor grosso, pois influencia o posicionamento do pé no contato inicial, assim como a progressão da distribuição de peso durante a fase de apoio. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os estudos assinalaram que a Fisioterapia Neurológica através de técnicas de inibição, estimulação e quebra de padrões patológico promove uma melhora significativa na motricidade das crianças com Paralisia Cerebral.
Comissão Organizadora
João Victor de Sousa Costa
ADRIANO CORREIA DE SOUSA
Lilyane Andressa Aguiar Morais de Moura
Yllanna Fernanda de Araújo Oliveira
Heloene de Carvalho Lima
Comissão Científica
DIANDRA CAROLINE MARTINS E SILVA
Jessyca Rodrigues Melo
Thaís Marina Chaves Silva
Aryelle Lorrane Da Silva Gois