Introdução
Ao ingressar no ensino superior, o graduando é incluído em uma nova rotina, as relações enrijecidas e hierarquizadas dão lugar a relações horizontalizadas onde alunos e professores discutem de igual para igual e frequentam os mesmos lugares. A necessidade de publicação e participação em eventos acadêmicos concomitantes à quantidade de aulas que devem ser assistidas faz parte desse novo momento e o aluno deve adaptar-se a ele enquanto lida com os outros aspectos de sua vida que, muitas vezes, acabam sendo deixados de lado. As relações com amigos, familiares, pares românticos são prejudicadas durante o processo que muitos não conseguem concluir.
O tema tem ganhado a atenção de pesquisadores que buscam compreender os fatores que afetam negativamente os indivíduos que estão passando por essa fase de transição (Diniz & Almeida, 2006; Branco & PAN, 2016). Além disso, o aumento de casos de depressão e ansiedade entre graduandos é outro fator preocupante que tem crescido nos últimos tempos.
A ansiedade faz parte de diversas experiências humanas, é uma reação normal frente a novas situações, mudanças e momentos importantes da vida. Ela é caracterizada pela antecipação dessas situações, sendo associada à tensão muscular e vigilância em preparação para perigo futuro e comportamentos de cautela ou esquiva (DSM V). A depressão, por sua vez, se configura como a maior causa de incapacidade no mundo, segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos - segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)- é caracterizada por perda ou significativa diminuição do interesse por atividades antes consideradas prazerosas, causando sofrimento e impactando a vida do indivíduo.
Neste sentido, os serviços de psicologia nos ambientes educacionais, como a universidade, são de fundamental importância na promoção da saúde e do bem-estar. Espaços onde os alunos possam expressar possíveis decepções com o curso ou consigo mesmos de forma saudável, auxiliados por profissionais, é essencial para o desenvolvimento pessoal desses indivíduos. Os achados desses setores são indispensáveis na elaboração de medidas que ajudem os universitários a chegarem ao fim da graduação de forma saudável.
Objetivos
O objetivo este trabalho é realizar um levantamento das demandas apresentadas pelos alunos que acessam o Setor de Psicologia de uma universidade federal localizada na capital maranhense.
Materiais e Métodos
A metodologia utilizada foi de caráter bibliográfico e documental, por meio de acesso aos relatórios do setor correspondente e entrevistas semiestruturadas com os psicólogos do setor.
Considerações finais
Os resultados encontrados apontam para a prevalência de quadros psicopatológicos relacionados à ansiedade, depressão, transtornos ligados à dinâmica familiar, transtorno de personalidade borderline e dificuldades relativas à aceitação da orientação sexual por parte da família e de grupos familiares de referência.
Diante dos dados apresentados, percebe-se que os mesmos estão em consonância com a literatura, a qual apresenta diversos desafios de ordem psicossocial ligados à transição do ensino médio para o ensino superior. No que concerne às limitações do estudo, entende-se que não foram aplicados instrumentos validados pela literatura, o que restringe a validade dos dados às queixas manifestadas pelos alunos atendidos.
Comissão Organizadora
João Victor de Sousa Costa
ADRIANO CORREIA DE SOUSA
Lilyane Andressa Aguiar Morais de Moura
Yllanna Fernanda de Araújo Oliveira
Heloene de Carvalho Lima
Comissão Científica
DIANDRA CAROLINE MARTINS E SILVA
Jessyca Rodrigues Melo
Thaís Marina Chaves Silva
Aryelle Lorrane Da Silva Gois