Introdução: Este trabalho é produto de uma pesquisa do qual o título é “Serviço Social, Interdisciplinaridade e Cuidados Paliativos”. Compreende-se que o Serviço Social é uma das profissões que faz parte da área da saúde, sendo a interdisciplinaridade uma das estratégias de trabalho em equipe.
Objetivos: Problematizar o Serviço Social dentro da equipe de Cuidados Paliativos.
Materiais e Métodos: Consistiu em estudo exploratório de abordagem qualitativa e revisão bibliográfica sistemática.
Resultados e Discussões: Segundo, Maciel (2008) Cuidados Paliativos é uma intervenção realizada por uma equipe de saúde, no qual o usuário/paciente que se encontra em um quadro clínico fora de possibilidade de cura recebe uma atenção especial, tanto para atender as suas necessidades de cuidado físico como psicossocial. Esse atendimento assiste a família do usuário também.
Os processos de trabalho do Serviço Social na saúde se manifestam historicamente dentro do processo neoliberal, compreende-se com isso que o Estado é mínimo e o mercado dita as regras, ocasionando assim na diminuição dos direitos sociais, que foram conquistados, e que se colocam contra o projeto de Reforma Sanitária , ou seja o estado passa a intervir menos e passa parte da sua responsabilidade para a sociedade (CAMARGO, 2010).
Dentro do processo de adoecimento a família é fundamental vendo que a mesma tem laços afetivos com seu ente querido, portanto entende-se que ela sente também os impactos, ou seja, passa por um momento de fragilidade no qual encontra dificuldades no decorrer do desenvolvimento da doença na qual necessita de apoio e orientações para resgatar sua autonomia e se empoderar acerca dos seus direitos em Cuidados Paliativos (REIGADA et al, 2014).
O assistente social numa perspectiva interdisciplinar tem sua ação desenvolvida juntamente com outros profissionais de diversas áreas profissionais desta forma compartilha saberes, na qual objetiva atender o usuário de forma integral, envolve mediação entre o usuário, sua família e os demais profissionais na viabilização de direitos sociais. Para que tenha qualidade no atendimento é necessário que o assistente social tenha conhecimento de suas competências e atribuições e dê respostas positiva.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conclui-se que a atuação do assistente social na equipe de cuidados paliativos é fundamental uma vez que é um profissional com ampla formação e se utiliza das Ciências Sociais para a compreensão da realidade social. No que diz respeito ao trabalho do assistente social, mostra-se que é de grande relevância na socialização de informações, no apoio a família, no acolhimento e na viabilização dos direitos sociais dos usuários.
Comissão Organizadora
João Victor de Sousa Costa
ADRIANO CORREIA DE SOUSA
Lilyane Andressa Aguiar Morais de Moura
Yllanna Fernanda de Araújo Oliveira
Heloene de Carvalho Lima
Comissão Científica
DIANDRA CAROLINE MARTINS E SILVA
Jessyca Rodrigues Melo
Thaís Marina Chaves Silva
Aryelle Lorrane Da Silva Gois