INTRODUÇÃO: A extensão universitária influencia no cumprimento dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil e observou-se que aos poucos o conhecimento adquirido na academia vai alcançando os além-muros, ganhando sentido e favorecendo a transformação do pensar e do agir de todos os atores junto às demandas sociais. O envelhecimento populacional é um dos maiores desafios da atualidade, mas nem todos os países estão preparados para lidar com esta realidade. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem frente a atividades realizadas com idosos, pautadas em eixos temáticos e desenvolvidos durante a execução de um projeto de extensão no município de Caxias - MA. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência que surgiu a partir do desenvolvimento de atividades realizada com idosos do Projeto Intergeracional, que aconteciam duas vezes na semana (sábado e domingo), sendo trabalhados eixos temáticos como alfabetização sendo trabalhados temas como alfabetização X Estatuto do Idoso; educação em saúde para gerontovida com qualidade; envelhecimento e sociedade; saúde e o envelhecimento na maturidade; corpo e mente reeducados para a vida na maturidade. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os impactos gerados na vida dos idosos são inúmeros em decorrência da participação, engajamento e compromisso dos envolvidos. Eles foram inseridos em contextos de atividades multidisciplinares, promovendo uma elevação da autoestima, melhorando a qualidade de vida através do fortalecimento e credibilidade diante dos familiares, passado a ser reconhecido enquanto instrumento de mudança na realidade social, o que culmina na melhoria das relações intergeracionais. O que corrobora com o pensamento de Camarano (2013), onde ele destaca que no Art. 8 do Estatuto do Idoso, os mesmos, gozam de todos os direitos da pessoa humana e que o envelhecimento é um direito natural do ser humano e a sua proteção é um direito social. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto, a extensão universitária permitiu uma maior interação entre idosos e outras gerações, proporcionando melhor relacionamento com a comunidade através da troca de experiências de vida e conhecimentos. Nesse processo, destaca-se que a educação representa um papel preponderante na mudança de paradigma sobre a velhice, despertando no idoso um ser conhecedor de seus direitos, participativo e integrado socialmente.
Comissão Organizadora
João Victor de Sousa Costa
ADRIANO CORREIA DE SOUSA
Lilyane Andressa Aguiar Morais de Moura
Yllanna Fernanda de Araújo Oliveira
Heloene de Carvalho Lima
Comissão Científica
DIANDRA CAROLINE MARTINS E SILVA
Jessyca Rodrigues Melo
Thaís Marina Chaves Silva
Aryelle Lorrane Da Silva Gois