INTRODUÇÃO
A ansiedade é uma reação natural dos seres humanos para se protegerem de algum perigo eminente, ameaça ou estresse. Porém, a ansiedade é um sentimento constante presente na vida de muitos estudantes que estão no último ano da graduação, devido a diversos fatores como: estágio, trabalho de conclusão de curso, obrigação de entrar no mercado de trabalho e corresponder às expectativas dos familiares, dentre outros fatores, são suficientes para desencadearem o surgimento da ansiedade¹. A sonolência excessiva diurna refere-se a uma propensão aumentada ao sono, tirar cochilos involuntários, quando o sono é inapropriado².
OBJETIVOS
Avaliar se existe associação da ansiedade com a sonolência excessiva diurna em estudantes do último ano do curso de fisioterapia, e comparar os dados com estudantes de períodos anteriores, analisando assim, a qualidade de sono dos mesmos.
MATERIAIS E MÉTODOS
Trata-se de um estudo transversal e controlado, onde foram utilizadas as escalas de Beck e Epworth inseridas num questionário respondido pelos próprios alunos do curso de fisioterapia e alunos de períodos anteriores de uma instituição de ensino particular. Foram entrevistados ao todo 91 alunos. Este estudo foi aprovado pelo comitê de ética, com CAAE de número 51317115.0.0000.8007.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O resultado obtido com relação a presença de ansiedade não demonstrou diferenças significativas entre os dois grupos, onde os alunos concluintes apresentaram uma porcentagem de 44,7% e os alunos de períodos anteriores 30,4% do total de alunos, porém no quesito sonolência excessiva diurna, os alunos do último ano apresentaram um acometimento de 66% dos estudantes com significância igual a p. 0,001 em relação aos alunos dos anos anteriores.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com isso, nota-se que os alunos do último são mais acometidos pela sonolência excessiva diurna mesmo apresentado a mesma porcentagem no nível de ansiedade dos alunos dos períodos anteriores, fato este, que pode estar relacionado a noites mal dormidas. Portanto, é importante se ter cuidado com as alterações do sono dos mesmos para não desenvolverem distúrbios mais graves que reflitam negativamente na sua formação acadêmica.
Comissão Organizadora
João Victor de Sousa Costa
ADRIANO CORREIA DE SOUSA
Lilyane Andressa Aguiar Morais de Moura
Yllanna Fernanda de Araújo Oliveira
Heloene de Carvalho Lima
Comissão Científica
DIANDRA CAROLINE MARTINS E SILVA
Jessyca Rodrigues Melo
Thaís Marina Chaves Silva
Aryelle Lorrane Da Silva Gois