QUAIS OS IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE BLOQUEIO DE NERVOS COMO ESTRATÉGIA DE ANALGESIA DURANTE CIRURGIAS DE CA DE MAMA?

  • Autor
  • Isadora Ferreira Rêgo Brandão
  • Co-autores
  • Bruno Silva Romano , Gabrielle Araujo Debastiani , Juliana Evangelista Porto Paixão , Pollyana Gomes Maeda , Flávia Gonçalves Vasconcelos
  • Resumo
  • QUAIS OS IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE BLOQUEIO DE NERVOS COMO ESTRATÉGIA DE ANALGESIA DURANTE CIRURGIAS DE CA DE MAMA?

     

    INTRODUÇÃO: O método de bloqueio de nervos é uma modalidade de anestesia regional que possibilita controlar a dor de forma mais eficiente e duradoura além de diminuir a utilização de analgesia sistêmica tanto no intra quanto no pós-operatório. Nessa técnica, a solução anestésica é feita geralmente com ropivacaína, bupivacaína ou lidocaína, e é depositada em zonas superficiais do nervo a fim de impedir a propagação da despolarização celular através do bloqueio da ação dos canais iônicos o que restringe a passagem do estímulo doloroso. Devido à sua versatilidade, a técnica do bloqueio de nervos pode ser utilizada em diversas partes do corpo como membros superiores e inferiores e  também da parede torácica e abdominal auxiliando amplamente em procedimentos a exemplo daqueles relacionados ao câncer de mama. OBJETIVO: Analisar as repercussões da utilização da técnica de bloqueio de nervos como método anestésico em pacientes submetidas a cirurgias de neoplasia de mamas. METODOLOGIA: O presente estudo é uma revisão integrativa de literatura no qual foram utilizados trabalhos encontrados nas bases de dados PuBMed, Nature e Google Acadêmico a partir dos descritores em inglês e em portugês AnestésicosNeoplasia de Mamas e Bloqueio de Nervos. Foram escolhidos 12 artigos que respondiam à pergunta norteadora sendo excluídos aqueles que fugiam ao tema e que não estavam disponíveis na íntegra. RESULTADOS: Dentro da técnica de bloqueio de nervos há diversas modalidades, sendo uma delas o bloqueio do plano anterior do serrátil (SAPB) o qual trouxe impactos positivos sobre o bem-estar dos pacientes submetidos a esse procedimento pois foi observado uma redução significativa em diversas complicações pós-operatórias como: uso de opióides, ocorrência de náuseas e vômitos e escore de dor (P < 0,05 para todos). Outro achad científico em relação ao bloqueio do nervo peitoral tipo II (bloqueio PECS II) amplamente utilizado para analgesia em pacientes submetidos à cirurgia conservadora de mama (BCS) e biópsia do linfonodo sentinela (SNB). Em relação a esse método conclui-se que, quando utilizado, houve redução do uso de entorpecentes em pacientes com tumores da área externa, sendo esse consumo maior no grupo de pacientes com tumores internos, além da avaliação da dor na mama e na região axilar medida através da Escala de Avaliação Numérica (NRS) a qual foi significativamente menor nas 24 horas pós-operatórias do grupo PECS II.  CONCLUSÃO:  A eficácia e a segurança promovidas pelo método do bloqueio de nervos impactam positivamente a qualidade de vida tanto durante quanto no pós-operatório de pacientes submetidas às cirurgias de neoplasia de mamas.   

    Palavras-chaves: Anestésicos, Neoplasia de Mamas e Bloqueio de Nervos. 




     

  • Palavras-chave
  • Anestésicos, Neoplasia de Mamas e Bloqueio de Nervos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Livre
Voltar Download
  • Livre

Comissão Organizadora

Congresso Construção da Carreira Médica

Comissão Científica