O suicídio nas juventudes é um tema inquietante que ainda atravessa a contemporaneidade. O ponto de investimento nesta escrita dar-se-á pela possibilidade de marcação identitária enquanto docente ao abordar este tema nos espaços escolares. A Organização Mundial de Saúde, em 2021, divulga que o suicídio entre jovens é a quarta causa de morte em jovens de 15 a 29 anos para ambos os sexos, depois de acidentes/lesão no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se, portanto, de uma questão de saúde pública que impacta o indivíduo, o seu núcleo familiar, a sociedade na qual está inserido e os espaços escolares e de saúde. Para tanto, foi necessário recorrer aos autores que versam sobre temática do suicídio; que discorrem sobre o método de narrativa autobiográfica; e os motivos existenciais de aproximação deste tema a partir da minha experiência profissional para sustentar esta proposta. Narrar-se possibilita novas ressignificações do sujeito sobre a sua prática e a sua estória; possibilita também construções e reconstruções a partir dos fatos e das experiências profissionais. As narrativas autobiográficas configuram-se apostas de emancipação, empoderando o sujeito a contar sobre a escola. O diálogo entre os autores foi o caminho percorrido para ancorar o presente relato, apresentando a problematização do suicídio nas juventudes no campo educacional, os desafios contemporâneos e as suas possibilidades de intervenção, apostando na criticidade, no cuidado ao abordar o tema entre as juventudes, de forma contextualizada e conectada com a intersetorialidade. Ainda há espaço, dentro deste relato, para refletir sobre os caminhos para lidar com os momentos de sofrimento, dúvidas e incertezas contemporâneas que percorrem a existência humana e as juventudes, em uma sociedade competitiva e excludente.
Coordenação geral:
Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ
Comissão organizadora:
Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO
Comitê Científico
André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB
Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:
Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena