Transições na educação infantil: reflexões e ações na 6ªCRE

  • Autor
  • Helena Mayara de Oliveira Costa
  • Resumo
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    O presente resumo vem tratar do tema transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Por definição, transição é passagem. Em se tratando especificamente da Educação Infantil, lugar em que as crianças vivenciam as primeiras transições da vida escolar, começa-se com a passagem de uma convivência apenas familiar e/ou de pessoas próximas, para um mundo novo chamado ESCOLA, passando pela saída da Creche para a Pré-escola e finalizando com a saída da Educação Infantil para o E.F. Tomando essas travessias como momentos que exigem de todos os profissionais que trabalham na Educação um olhar ampliado em relação às crianças e suas famílias a Equipe de E.I E/6ªCRE/GED direcionou a escuta sensível a esses movimentos, empreendendo ações com o intuito de provocar reflexões, posturas e fazeres diante de cada passagem vivenciada pelas crianças, entendendo que trocas entre si e construções de pontes entre espaços de saídas e chegadas são sempre positivas. As reflexões sobre as transições vêm ao longo dos anos sendo eixo de inquietações e pesquisas nesse território, onde se instaurou o tema como pauta permanente de estudos e acompanhamento de maneira mais sistêmica e afetiva. Apostou-se em processos formativos, consultorias, assessoria e acompanhamento dos planejamentos dos processos transicionais de cada uma das Unidades. Compreendendo que a transição da EI para o 1º ano convoca uma ação conjunta, a equipe construiu com a equipe de E.F um caminho de processos formativos e reflexões específicas nas consultorias, convidando as coordenadoras das unidades com turmas do 1º ano do EF para um encontro onde foi possível “vivenciar a EI” de forma a compreender o “lugar de saída” e possibilitar o efetivo acolhimento ao “lugar de chegada”. A recepção aconteceu em um EDI, o grupo foi distribuído em salas de referência, foi experenciado o cotidiano das crianças. Após, o movimento de fala e escuta sensíveis em relação às experiências vividas na EI e os olhares para a chegada ao 1º Ano. Foi unânime entre as CPs o reconhecimento da necessidade de um olhar afetivo para a chegada das crianças ao 1º ano, bem como a mobilização de reflexões sobre essa acolhida, que precisa ser estruturada em longa duração e não apenas no “primeiro dia de aula”, com adaptações do espaço físico, aliadas a compreensão de que as crianças continuam sendo crianças. Quanto ao planejamento de ações para os processos de transição, foi encaminhado o documento construído pela equipe, a fim de mobilizar olhares, reflexões e ações das equipes escolares. Cada unidade organizou em documento enviando propostas para os processos transicionais vivenciados. Na devolutiva, foi possível perceber que as ações planejadas visaram o respeito às singularidades das infâncias e os novos espaços e pessoas de convivência.

     

  • Palavras-chave
  • Escola. Creche. Educação Infantil. Transições.
  • Área Temática
  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
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  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena