No Brasil, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação, preconizada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº. 9394/96, voltada para pessoas que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e aprendizagem ao longo da vida. De acordo com Paiva (2009), o sentido verdadeiro da EJA é o da educação continuada, que favorece processos educativos para jovens e adultos, cujas condições de vida os mantem afastados dos conhecimentos indispensáveis à sua humanização. Neste sentido, como professora alfabetizadora de turmas de EJA, na Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro (SME/RJ), propunha as(aos) estudantes que mensalmente visitássemos à Sala de Leitura da escola para a vivência de diferentes práticas de fomento à leitura. Para a imensa maioria o contato com uma “biblioteca” aconteceu pela primeira vez neste espaço. Do empréstimo de livros para que levassem para suas casas à seleção dos que ficariam em nossa sala de aula para a roda de leitura diária, escutei e senti diversas vezes os encantamentos das(os) estudantes enquanto estava mergulhada nesse espaço com elas(es). Como nos ensina Oliveira e Alves (2008), é nesse envolvimento que falamos em mergulho e não em observação porque precisamos de todos os sentidos para nos envolver nas narrativas nosdoscom os cotidianos. Naquela semana, havíamos recebido um menino de quinze anos para ser alfabetizado na turma que, até aquele momento, tinha um perfil etário majoritariamente adulto e idoso. Pensando em como iniciar uma roda de conversa sobre as distintas faixas etárias que compõem as turmas de EJA, recorri à Guilherme Augusto Araújo Fernandes, livro escrito por Mem Fox e traduzido por Gilda de Aquino, para tecer os fios dessa conversa. Guilherme, o menino do livro, é vizinho de um asilo e as(os) idosas(os) de lá são seus amigos. Ao saber da perda de memória da Dona Antônia, Guilherme prepara uma cesta de objetos que movimenta as(os) memórias das(os) moradoras(es) do asilo. Assim, nossa turma começou as primeiras conversas sobre as memórias singularessociais (Reis, 2023) que estávamos tecendo. Deste modo, enquanto professora alfabetizadora, no contexto da alfabetização de jovens, adultos e idosas(os), as vivências tecidas buscavam tornar a literatura um direito humano inalienável (Cândido, 1988) pois deve ser assegurado a todas(os) e, também, buscavam tornar o mundo mais habitável (Reyes, 2012) pelo fato de olharmos para dentro buscando abrir novas portas para o entendimento de nós e dos outros.
Coordenação geral:
Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ
Comissão organizadora:
Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO
Comitê Científico
André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB
Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:
Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena