PROCESSOS FORMATIVOS DE UMA TRADUTORA/INTÉRPRETE DE LIBRAS-PORTUGUÊS: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE UM SER SENDO

  • Autor
  • VANESSA MANDRIOLA
  • Resumo
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    Este relato de experiência tem como objetivo partilhar um pouco dos processos formativos que tenho vivido como Tradutora/Intérprete de Libras-Português (TILSP), almejando elucidar situações do cotidiano na construção do ser, sendo. Tal reflexão foi motivada pelas rodas de conversas nas quais colegas TILSPs partilharam suas experiências durante a escrita de minha tese. Portanto, compreendi a relevância de relatar experiências, compartilhar narrativas sobre os processos formativos coletivos, tendo como base as perguntas que nos acompanham: Por que você é intérprete de Libras? Como faz para ser intérprete de Libras? Você tem surdos na família? Deste modo, tendo as questões como mote, foi possível refletir sobre as partilhas apresentadas, assim, percebi uma oportunidade de compartilhar meus processos formativos, além de, conhecer outras histórias e tecer com elas um diálogo. A narrativa conforme Suárez (2012) com inspiração (auto)biográfica possibilita considerar o sujeito ativo do seu próprio processo da pesquisa-formação. Compartilhar relatos de experiências na perspectiva das narrativas pode contribuir na construção de novos saberes (RIBEIRO, 2020). Para esse fim, fiz um histórico com base em minhas memórias, ações do cotidiano, compilei com mensagens e fotos antigas tentando tecer um diálogo entre quem eu era com quem estou sendo. Tendo em vista esses elementos constitutivos, escrevi um breve relato, acompanhado de imagens que apresentam, mesmo que de forma sucinta e provisória, respostas às indagações supracitadas que sempre nos fazem.

     

  • Palavras-chave
  • Relatos de experiência, Tradutor/intérprete de Libras-Português, processos formativos
  • Área Temática
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
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  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena