A presente pesquisa surgiu de inquietações ao longo da minha trajetória profissional e como um desdobramento do trabalho realizado no mestrado em 2020. Defendo que o projeto de correção de fluxo Tempos de Aprender, desenvolvido na Rede Municipal de Juiz de Fora em 2015 a 2020 em algumas escolas convidadas, aproxima-se da Educação de Jovens e Adultos, por também atender alunos(as) muitas vezes excluídos(as) das atividades escolares e marginalizados(das) socialmente. O projeto, configurava-se, portanto, em uma política pública que buscava garantir direitos de aprendizagem de jovens que, por algum motivo, tiveram sua trajetória educacional cerceada. Partindo desse cenário, destaco os(as) professores(as) como educadores(as) praticantepensantes do currículo escolar, pois, através de suas ações pedagógicas, ressignificam as propostas que lhes são apresentadas, criando currículos. Como ponto de inspiração, apoio-me nas discussões teóricos-epistemológicas ligadas aos cotidianos escolares e, em autores (as) como: Alves (2008); Garcia (2015), Gonçalves (2018); Rodrigues (2018) entre outros. Entendendo esse cotidiano como resultados das interrelações entre as ideias e crenças dos(das) professores(as) e os desafios encontrados em âmbito familiar, social e escolar. Como metodologia utilizaremos as narrativas e como elas contribuem para que possamos compreender os espaçostempos em que se inscrevem. As conversas, utilizaremos como um modo de operá-las. Como a pesquisa está em andamento, não há pontos finais. Estamos em busca de compreendermos como os(as) professores(as) mobilizam suas redes de conhecimento, seus processos de formação docente e a produção curricular para um projeto de correção de fluxo.
Coordenação geral:
Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ
Comissão organizadora:
Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO
Comitê Científico
André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB
Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:
Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena