O presente trabalho é fruto de uma pesquisa realizada durante a pandemia da COVID-19 trazendo atravessamentos e afetações vivenciadas por uma porfessorapesquisadora que enfrentou o desafio de pesquisar nos/dos/com os cotidianos escolares (ALVES, FERRAÇO, GARCIA, OLIVEIRA) longe do espaço físico escolar. Buscou-se uma autoria/autoridade através das escrevivências (EVARISTO) como operador teórico e metodológico, visto que tanto os/as colaboradores/as quanto a pesquisadora direcionaram a pesquisa para uma discussão de raça (OLIVEIRA, ALMEIDA, GOMES). O objetivo geral da pesquisa foi perceber/sentir as artes de fazer (CERTEAU) de estudantes de Ensino Fundamental e Médio com dezoito anos ou mais na maioria negros e negras que desafiam as estruturas fixas do sistema escolar dando um novo sentido para o que é comumente denominado como “distorção idade e série”, diante disso, a pesquisadora propõe a substituição do termo para “estudantes além do limite de idade e série” entendendo o “além” como lugar de enunciação e acontecimento da diferença (BHABHA). A pesquisa foi realizada em uma escola pública do campo no Território do Sisal no interior da Bahia, no contexto de isolamento social tendo a conversa como metodologia (SAMPAIO, RIBEIRO e SOUZA) e mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. O momento atípico provocou reinvenções e novas maneiras de pesquisar e foram além dos limites impostos pela pesquisa qualitativa. A pesquisa não trouxe resultados quantitativos ou qualitativos, mas promoveu aproximações e construções de sentido para práticas curriculares (LOPES, MACEDO) que acontecem nas escolas bem como as invenções dos praticantes do cotidiano escolar.
Coordenação geral:
Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ
Comissão organizadora:
Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO
Comitê Científico
André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB
Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:
Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena