O recorte que assume este trabalho é resultado de uma pesquisa de doutorado em educação com uso do método da autobiografia. Trata-se, pois, de falar da impossibilidade-possível de fazer pesquisa em educação com a autobiografia em perspectiva teórica pós-estrutural – a ideia de fundamentos contingentes e fixação provisória. A questão que mobiliza esse falar – É possível fazer pesquisa com a autobiografia? – não carrega em si a aposta de algo revelador para a escrita, e nem tão pouco, um processo linear para as narrativas, onde os sujeitos parecem estar conscientes e sensível as experiências. Do contrário, aposta em processos de significação para aquilo que é grafado no auto da bio da vida, pois o que está em jogo é o processo de linguagem da subjetividade. O que importa no uso da autobiografia em pesquisa pós-estrutural, não é a experiência em si, mas o que nela se busca elucidar. Assim, na linha do que foi defendido, fazer pesquisa com autobiografia em educação, não se trata apenas de uma escrita narrativa-descritiva, e sim, de um processo intelectual e criativo que, ao invés de se opor a existência, lida com o enfretamento a si mesmo, ao outro e as experiências educacionais – o ensino, o conhecimento, o conteúdo, a política educacional e o currículo.
Coordenação geral:
Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ
Comissão organizadora:
Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO
Comitê Científico
André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB
Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:
Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena