O projeto, realizado em colaboração com a Escola Municipal Pedro Ernesto no Rio de Janeiro, teve como objetivo evidenciar como as sequências didáticas, utilizando a água como elemento transversal, podem sensibilizar e fortalecer a formação de sujeitos ecológicos, bem como contribuir para a construção e manutenção coletiva de uma horta pedagógica. Sua abordagem, centralizada na pesquisa-ação, foi complementada pela observação participante e por rodas de conversa. Realizada de maio de 2021 a dezembro de 2023, a pesquisa envolveu, diretamente, 350 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, 11 docentes regentes de turma, a equipe da gestão pedagógica, merendeiras, pessoal de manutenção, colaboradores e as famílias dos educandos. As práticas foram baseadas no Planejamento Dialógico Ecopedagógico (PDE), promovendo a integração entre a horta, as salas de aula, o laboratório de Ciências, o refeitório, a sala de leitura, a sala de recursos inclusivos, o colaboratório tecnológico e os lares das crianças. Foram desenvolvidas práticas pedagógicas em que a água foi uma ferramenta transversal, como a construção de terrários fechados, de um jardim de chuva e de um canteiro experimental da erosão. No caso destas últimas, as crianças constataram, por meio da experimentação, os efeitos da chuva na terra sem cobertura vegetal e a importância da preservação do solo para evitar a erosão. Observando a rega, a evaporação e a transpiração, os estudantes puderam compreender de forma prática esse processo fundamental do ciclo de vida das espécies plantadas. Desta forma, além de permitirem o cultivo de vegetais, o acompanhamento de seus ciclos de vida e o estudo prático do ciclo da água, as práticas ecopedagógicas estimularam o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial das crianças de 6 a 12 anos de idade. Também promoveram a evolução do pensamento crítico, do trabalho colaborativo, da resolução de problemas e da sensibilização ambiental. Motivaram o engajamento e a formação da equipe docente para a promoção de práticas interdisciplinares baseadas na agroecologia - princípio fundamental de uma horta sustentável. As vivências na horta pedagógica sensibilizaram estudantes e docentes sobre alimentação saudável e a preservação da Natureza. A construção coletiva fortaleceu o sentimento de pertencimento e identidade dos participantes com a horta e a escola. Além de contribuir para a disseminação do conhecimento e fomentar novas práticas inovadoras na educação, a metodologia utilizada na pesquisa pode servir de inspiração para outras instituições de ensino adotarem abordagens semelhantes. O projeto foi certificado pelo Selo ODS Educação 2023, reconhecendo assim sua relevância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Ao longo dos 31 meses de pesquisa-ação no chão da escola pública, o estudo demonstrou o potencial desse laboratório vivo a céu aberto para promover práticas em que as crianças são protagonistas da ação educativa, promovendo assim uma aprendizagem contextualizada e mais significativa.
Coordenação geral:
Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ
Comissão organizadora:
Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO
Comitê Científico
André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB
Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:
Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena