OS IMPACTOS DA COVID-19 NA PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E NAS CONSTRUÇÕES CURRICULARES DA EJA

  • Autor
  • Rejuany Nora Klein da Silva
  • Co-autores
  • Maria da Conceição Carvalho Brandt da Luz
  • Resumo
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    Esse trabalho parte da junção de duas pesquisas: a primeira, ainda em construção, aborda os impactos da pandemia da Covid19 na prática de educadores e coordenação pedagógica nos anos finais do Ensino Fundamental e a outra já defendida no mestrado, pesquisou o papel da coordenação, entendendo esta também como educadora de construções curriculares, principalmente para a modalidade da EJA.  Sabemos que a pandemia da Covid-19 se instaurou mundialmente ocasionando a suspensão das aulas presenciais nas escolas brasileiras a partir de meados do mês de março de dois mil e vinte. Esse fato provocou a necessidade de um (re)existir docente, pois nenhum de nós, educadores (professores, coordenadores e gestão escolar), estávamos preparados para as demandas trazidas por esse novo contexto em que foi preciso redesenhar a escola, a qual em um primeiro momento não tinha mais paredes e chão físicos, mas adentrou aos nossos lares através do ensino remoto. Posteriormente, precisamos retornar para o prédio escolar atuando em um ensino híbrido e, em seguida, houve o retorno das aulas de forma cem por cento presencial. Todos esses momentos vividos provocaram a necessidade da reflexão sobre nossa prática docente e um dos modos de fazermos isso é por meio de nossas narrativas, pois ao narrar a sua prática docente imbricada em sua história de vida o professor reflete sobre sua prática, compartilha experiências e contribui para a formação de outros professores. Desse modo, tencionamos refletir a respeito da importância das narrativas para a prática docente, perceber como as narrativas são compostas pela memória de cada um, bem como compreender os modos de (re)existir docente durante a pandemia da Covid-19. Para tal, buscamos dialogar com as teorias-epistemológicas ligadas aos cotidianos escolares e, em autores (as) como: Alves (2008); Garcia (2015), Gonçalves (2018); Rodrigues (2018) , Viñao (1999), Passeggi (2021) e Souza (2021) ao tecer algumas reflexões no que se refere a temática abordada. Desse modo, se propõe a trazer contribuições para pensar a respeito da prática docente destacando o papel das narrativas na reflexão sobre a prática e formação do professor e do coordenador pedagógico.

     

  • Palavras-chave
  • Prática docente. Covid-19. Narrativas.
  • Área Temática
  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
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  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena