“EU TAMBÉM QUERO SER CIENTISTA DA UERJ!”: A RODA CIENTÍFICA E A PRODUÇÃO DE SENTIDO NA ALFABETIZAÇÃO DOS ANOS INICIAIS

  • Autor
  • Vanessa Muniz de Abreu
  • Resumo
  • A frase que intitula este trabalho foi dita por um estudante após uma professora me convidar para explicar para a turma do primeiro ano do Ensino Fundamental qual era a minha atuação enquanto bolsista de Prodocência no CAp UERJ.  Ao dizer que eu estava pesquisando sobre o ensino para aprender a lecionar um estudante me respondeu: “Eu também quero ser cientista da UERJ!”. Essa fala do estudante me despertou atenção, pois acompanhando algumas turmas dos anos iniciais do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira – CAp UERJ como bolsista de Prodocencia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro foi possível vivenciar o andamento dos projetos de trabalho realizados ao longo do ano, entre eles, a roda científica. A roda científica consiste numa organização curricular que atravessa os cinco anos de escolaridade dos anos iniciais e se trata da garantia de um espaço de troca entre estudantes e professores em torno de uma temática. Semanalmente a turma se organiza em roda para dialogar sobre o tema, assim os estudantes compartilham suas descobertas, hipóteses, ideias, saberes e experiências sobre o assunto a partir das intervenções pedagógicas propiciando novas possibilidades de conhecimento e gerando outras ideias para a continuidade da pesquisa. Pensar em crianças produzindo conhecimento científico durante o processo de alfabetização e o impacto dessa vivência na alfabetização motivou o desenvolvimento dessa pesquisa. Assim, analisaremos o processo de alfabetização por meio da inserção desses estudantes no pensamento científico através das rodas.

  • Palavras-chave
  • Rodas. Currículo. Alfabetização.
  • Área Temática
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa
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  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena