Essa proposta de pesquisa está ligada às minhas afetações no trabalho com a formação de professores (as) da Educação Infantil no município de Teixeira de Freitas-BA. Neste sentindo, tenho como proposta de projeto de doutoramento mergulhar em minhas memórias docentes, muitas delas fantasmáticas que serão entrelaçadas e perturbadas por memórias docentes de outras professoras da Educação Infantil no Extremo Sul Baiano, com o intuito de construir uma tese relacional auto-heterobiográfica. O enredo metodológico de construção dessa pesquisa se endereça a perseguir um caminho pós-crítico da autobiografia. Coloco-me no caminho de aprendente a experimentar e borrar essa pesquisa numa chave pós-estrutural, um caminho que será assombrado por fantasias da minha formação crítica. A pesquisa tem como objetivo geral investigar a partir da composição de auto-heterobiografias os sentidos de se fazer docente da/na Educação Infantil no Extremo Sul Baiano. Como objetivos específicos intencionamos identificar em auto-heterobiografias os sentidos do tornar-se docente da/na Educação Infantil no Extremo Sul da Bahia; analisar as políticas de formação docente a partir das auto-heterobiografias de professores(as) da/na Educação Infantil do Extremo Sul da Bahia; evidenciar nas auto-heterobiografias de professores(as) da Educação Infantil os caminhos de construção da docência no Extremo Sul da Bahia. Compreendo, portanto, que a formação de professores(as) para essa modalidade está crivada de disputas, que pretendo investigar, sendo algumas: Como tem se dado a formação de professores (as) no Extremo Sul da Bahia? Que noções de crianças e infâncias minha autobiografia e as biografias de professores (as) da Educação Infantil poderão trazer? Quais as condições de formações no Extremo Sul Baiano? Dentre outras questões interessa-me tensionar o que essas autobiografias trazem sobre gênero, sexualidade, raça e etnia no tornar-se professor(a) na Educação Infantil.
Palavras-chave: Formação de Professores. Auto-heterobiografias. Educação Infantil.
Coordenação geral:
Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ
Comissão organizadora:
Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO
Comitê Científico
André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB
Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:
Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena