REFLORESTANDO O PENSAMENTO: OS CURRÍCULOS COMO EXPERIÊNCIAS VIVIDAS DE/NA FORMAÇÃO DOCENTE.

  • Autor
  • Fernanda de Araújo Dias
  • Resumo
  •  

    Este trabalho visa discutir a relevância dos cotidianos escolares como espaçostempos ricos em diversidade e conhecimentos capazes de oferecer alternativas para a produção de currículos e políticas públicas. Para isto, confronta a ideia de políticas públicas “basilares” no campo do currículo e da formação docente, questionando suas relações com as lógicas empresariais neoliberais, que vão de encontro ao tipo de trabalho que é produzido nos ambientes escolares. Propõe que se olhe para as escolas junto com os povos indígenas, a partir da lente da natureza, por meio da metáfora da floresta. Esta metáfora nos ajuda a enxergar os espaços escolares como biomas repletos de vida, experiências e conhecimentos que circulam entre docentes e discentes, e se opõe à lógica da monocultura da terra e do conhecimento, que privilegia alguns tipos de vida e saberes, aqueles entendidos como importantes e “basilares”, em detrimento de muitos outros. A partir das narrativas que versam sobre os currículos como experiências vividas de professoras que atuam no primeiro segmento do ensino fundamental, na educação escolar indígena e na EJA, espera-se identificar e compartilhar táticas de resistência ao processo de apagamento epistêmico presentes nas políticas de “bases” curriculares discentes, bem como ampliar as reflexões a respeito da produção curricular cotidiana como um processo de formação profissional, que pode se dar de maneira coletiva, circular e plural a partir de cosmovisões não eurocentradas.

  • Palavras-chave
  • Pensamento de floresta. Monocultura do conhecimento. Currículos como experiência vivida.
  • Área Temática
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
Voltar Download
  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena