Este relato de experiência aborda questões vivenciadas pelas autoras durante e depois de participarem do curso de extensão "Escritas que Dançam, Corpos que Escrevem", cadastrado no Departamento de Extensão da UNIRIO e coordenado por três professores da área de educação com experiência em formação de professores e artes, Adrianne Ogêda Guedes (UNIRIO), André Bocchetti (UFRJ), Priscilla Menezes de Faria (UNIRIO). Esse curso, fruto de uma parceria institucional, tem como foco propiciar aos participantes práticas de corporeidade e escrita poética, por meio da criação artística e da prática da abordagem corporal da Biodanza. Dessa forma, este relato propõe uma reflexão acerca do que o curso promove e sobre como impactou na vida pessoal, na formação e na prática docente dessas cursistas, potencializando os trabalhos que elas já realizavam na Educação formal e não formal. A partilha dessas narrativas busca evidenciar as contribuições do curso em suas trajetórias, seja como fortalecimento do autoconhecimento ou pelo contato com desejos adormecidos. E, ainda, compartilhar sobre as trocas significativas dos momentos de práticas corporais e de elaboração das reflexões escritas, bem como sobre a possibilidade de relacionar as experiências vividas no curso com a prática docente. Portanto, este trabalho apresenta a relevância de um curso de extensão, que propiciou vivências importantes de produção criativa por intermédio da escrita e da dança, estimulando a atividade de pensar a escrita poética e também acadêmica, a partir do corpo e suas sensações, na relação consigo e com outres.
Coordenação geral:
Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ
Comissão organizadora:
Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO
Comitê Científico
André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB
Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:
Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena