SEMANA DE ACOLHIMENTO: ENTRELAÇANDO AFETO, INTEGRAÇÃO E TRABALHO PEDAGÓGICO

  • Autor
  • Viviane Lontra Teixeira
  • Co-autores
  • Simone de Alencastre Rodrigues
  • Resumo
  • Este trabalho tem por finalidade compartilhar uma experiência realizada pela equipe de profissionais, responsáveis e estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental de um colégio de educação básica da rede federal do Rio de Janeiro que objetiva acolher as crianças que iniciam uma nova fase na vida escolar e seus familiares. Denominada pela escola como Semana de Acolhimento, esse período de cinco dias possibilita que todas as áreas do conhecimento envolvidas na série se integrem em busca de objetivos comuns: acolher as crianças e familiares e pensar espaços/projetos especiais e inclusivos para que todos se sintam parte do coletivo escolar. Pensando um projeto comum, de forma colaborativa, os profissionais envolvidos em diversas áreas além da pedagógica, como os profissionais da enfermagem, nutrição, biblioteca, limpeza, segurança, gestão e secretaria, também se envolvem nesse processo, trazendo diferentes contribuições de suas áreas, não somente para as crianças, mas também, para responsáveis e familiares, possibilitando o entendimento do funcionamento orgânico da escola. Na compreensão de que somos corpos de afeto, constituídos de movimento, barulho, silêncio, ritmo, emoção... e que podemos fazer história a partir de nossas ações, escolhemos anualmente uma música-tema cantada e tocada por toda equipe escolar envolvida nessa semana para receber o novo grupo de estudantes. Esta canção marca o início daquele grupo específico e o acompanha em diversos momentos do ano, gerando memórias afetivas que possibilitam a criação de vínculos com o espaço escolar, com os profissionais e colegas de série e, principalmente, o sentimento de pertença ao colégio. A experiência dessa semana ao longo de mais de vinte anos, vem apresentando resultados expressivos, contribuindo na formação do estudante, tendo em vista que a partir do momento em que se sente acolhido e integrado ao novo espaço educativo, se abre às novas aprendizagens e à possibilidade de estabelecer vínculos de afetividade com os colegas e com a equipe educativa, sentindo-se pertencente ao colégio. O encontro durante essa semana no espaço escolar possibilita que os familiares conheçam o funcionamento da escola e as ações de ensino e extensão promovidas pelos profissionais envolvidos. O planejamento dos encontros é pensado de maneira a possibilitar não apenas a formação das famílias e a integração das crianças, como também a formação da equipe envolvida com a chegada de novos membros pertencentes à comunidade escolar, tratando de temas que, de muitas formas, nos atravessam e nos envolvem. Esta ação também tem contribuído na formação de professores, pois fomenta o debate de temas relativos à educação que atravessam o diálogo entre escolas e universidades públicas que é a transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental; a adaptação das crianças à novos espaços educativos e a integração das disciplinas e projetos pedagógicos.

  • Palavras-chave
  • Integração. Acolhimento. Educação Básica.
  • Área Temática
  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
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  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena