Fruto de uma pesquisa de doutorado em andamento que se dá numa aproximação pós-investigativa (St. Pierre, 2018), esta proposta de trabalho parte de um pensar radical da ontologia que mexe com o fazer currículo e a escola. Num rememorar autobioficticio (Santos 2022) é articulada por meio da frase “Eu nunca estive aqui”, rabiscada furtivamente em uma das paredes da escola pública na qual trabalho como docente de artes visuais desde 2015 – o CAp/UFRJ –, e abre a uma estética que não se relaciona com beleza/feiura, interpretação/representação, mas, sim, com um movimento de fricção entre tudo e todos. Por meio desta estética, simultaneamente ética e política, mobiliza-se que currículo emerge com o outro todo outro, como experiência compartilhada no encontro, na diferença, e não para o outro. Uma navalhada (Haddock-Lobo, 2020) que o impossibilita de ser pensado ou mesmo usado como mecanismo que explora o mundo e a natureza para o bem do “humano” e o desloca a ser entendido como parte do vir-a-ser no emaranhado relacional que o envolve e cria-com (Haraway, 2023). Como um movimento que está/não estando, lá e cá, a todo instante, na assunção do risco impossível de invadir e ser invadido pelo desconhecido que afeta e transforma quer queira ou não. Uma possibilidade - quem sabe? - de habitar a imensa confusão do vir a ser curricular sem objetificála ou reduzi-la a isto ou aquilo.
Coordenação geral:
Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ
Comissão organizadora:
Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO
Comitê Científico
André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB
Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:
Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena