ENTRANDO NA RODA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES A PARTIR DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS EM UM MOVIMENTO DE AFETO E PARCERIA

  • Autor
  • Simone de Alencastre Rodrigues
  • Co-autores
  • Viviane Lontra Teixeira
  • Resumo
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    O presente trabalho objetiva compartilhar as experiências vivenciadas em um Curso de Extensão promovido pelas professoras que trabalham com as turmas de alfabetização em Colégio de Aplicação de uma universidade pública federal. O curso intitula-se “Conversas com professoras alfabetizadoras: as práticas nos/dos/com os cotidianos das salas de aula (ConAlfa)” e já está em sua quarta edição, tendo início no ano de 2021, de forma remota devido à necessidade do isolamento social provocado pela Covid-19. Nos anos seguintes os encontros puderam ser presenciais, possibilitando ainda mais interações e trocas. O curso foi pensado para que professoras alfabetizadoras em diferentes estágios do desenvolvimento profissional (estudantes das licenciaturas, professores em situação de inserção profissional e professores com mais experiência na docência), compartilhassem narrativas sobre si e suas práticas. Em formato de rodas de conversa, os encontros semanais abrem espaço para que professoras e estudantes da licenciatura em Pedagogia estudem, troquem narrativas, afetos e experiências em turmas de alfabetização. Trazendo à tona diversos temas com foco em reflexões sobre práticas alfabetizadoras contracoloniais, antirracistas e interculturais, os encontros buscam o compartilhamento de experiências, dúvidas, dificuldades e anseios que marcam essa fase da escolarização buscando-se ali, um local de fala e de escuta necessárias, visto que, ao trazermos nossas práticas, inquietações, saberes e não saberes, contribuímos na reflexão e no repensar dos currículos das salas de alfabetização. A ação tem possibilitado ampliar o repertório de possibilidade de trabalho com estudantes em fase de alfabetização, atuando a partir da perspectiva de uma alfabetização inclusiva e antirracista.

     

  • Palavras-chave
  • Alfabetização. Formação de Professores. Rodas de Conversa.
  • Área Temática
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
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  • Eixo 1- Saberes, práticas e experiências educativas instituintes
  • Eixo 2- Processos formativos, movimentos sociais e coletivos docentes
  • Eixo 3- Corpos, poéticas e políticas com os cotidianos educativos
  • Eixo 4- Epistemologias plurais e decolonialidade na pesquisa
  • Eixo 5- Currículos, diferenças e iterseccionalidades na cena educativa

Coordenação geral:

Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ

Comissão organizadora:

Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO

Comitê Científico

André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB

Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:

Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena