A pesquisa apresentada se interessa por mapear as forças de composição entre palavra e movimento, aqui pensadas enquanto forças oraculares, produzidas em meio ao plano corpo escritural que dá base às atividades do curso de extensão "Escritas que dançam, corpos que escrevem", uma proposta que vem se desenvolvendo desde 2020. Trata-se de um projeto de extensão interinstitucional que integra professores de duas universidades públicas cariocas. A partir da análise de materiais e registros produzidos durante os encontros, nos interessa colocar em questão de que forma as proposições desencadeadas foram afetadas pela utilização de um oráculo construído em 2022, a partir de palavras que emergiram com força em edições anteriores do curso. A ideia de produzir um material didático em formato de oráculo - um baralho com 200 cartas contendo uma palavra cada - se deu a partir do próprio processo de planejamento dos encontros, quando partíamos de acontecimentos do encontro anterior tomando-os como temas para imantar o encontro subsequente, sem o definir ou circunscrever, mas tramando uma teia de analogias, semelhanças e contraposições entre o vivido, o pensado e o experimentado. De certo modo, procedemos um planejamento que abre mão de um conteúdo a priori ao qual todas as dinâmicas deverão se reportar. No lugar disso, exercitamos uma sensibilidade que capta o que já está ali entre os corpos e então promovemos convites à pluralização dos sentidos. A esse modo de planejar e viver os encontros relacionamos uma qualidade oracular que, para além de um gesto de predição e desvendamento, se relaciona com a faculdade de ampliar sentidos a partir da tessitura de relações. Assim, o oráculo materializa e potencializa essa qualidade que foi se constituindo como inerente ao próprio curso. No presente trabalho, apresentaremos um breve histórico do curso, do oráculo que dele se originou e expandiremos a reflexão acerca da qualidade poético-oracular dos nossos encontros.
Coordenação geral:
Allan Rodrigues – UNESA/ UFRJ
Comissão organizadora:
Aline Dornelles – FURG
Francisco Ramallo – UNMdP
Luís Paulo Borges – CAp-UERJ
Tiago Ribeiro – CAp- INES
Rafael Honorato – UEPB
Rafael Marques – UFAC
Rossana Godoy Lenz – ULS
Diego Carlos -UFF
Guilherme Stribel – UNESA
Adrianne Ogêda Guedes – UNIRIO
Comitê Científico
André Régis – UFRJ
Ana Patrícia da Silva – CAp-UERJ
Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO
Adriana Maria de Assumpção – UNESA
Adriano Vargas – UFF
Alexandra Garcia – UERJ
Aline Dornelles – FURG
Aline Gomes da Silva – INES
Bárbara Araújo Machado – UERJ
Celso Sánchez – UNIRIO
Cristiano Santanna – SEEDUC
Clarissa Quintanilha – UERJ
Denise Najmanovich – CONICET
Felipe da Silva Ponte de Carvalho – UNESA
Francisco Ramallo – UNMdP; CONICET
Gabriel Roizaman – CIIE Avellaneda
Graça Reis – UFRJ
Guilherme Stribel – UNESA/SME-Teresópolis
Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
Viviane Castro Camozzato – UERGS
Mônica Knöpker – IFSC
Júlio Valle – USP
Gustavo Taveira – SME/RJ
Jane Rios – UNEB
Instituições nacionais e internacionais com representantes na organização:
Universidade Estácio de Sá – Proponente
Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
(Gt de Currículo – Ge de Cotidianos)
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad de La Serena